Como melhorar seu atendimento ao cliente através do sistema CRM para vendas conversacionais

CRM

Com a pandemia, temos vivenciado um período difícil, onde priorizou-se em muitos países o distanciamento social. Com isso, as relações sociais sofreram grandes transformações.

Antes da pandemia, as pessoas se reuniam pessoalmente, frequentavam shoppings e costumavam comprar muitos produtos diretamente nas lojas, podendo assim escolher o bem desejado ao vivo. Nesse momento atual, com todas as restrições criadas para reduzir o contágio do coronavírus, os consumidores passaram a adotar outros métodos de compra, como as compras online em aplicativos, sites de vendas e diretamente nas redes sociais das empresas.

Por isso, as vendas online se tornaram essenciais para as empresas conseguirem obter sucesso e lucro nesse período de mudanças, principalmente para os pequenos negócios e de médio porte.

Nesse contexto, as empresas adotaram novos métodos para vender online que buscam transmitir a facilidade e transparência do contato humano, como o caso das vendas conversacionais, que crescem a cada ano. Mesmo com a pandemia, o consumidor ainda sente a necessidade de ser ouvido, de poder explicar o que deseja no produto, de ter suas dúvidas sanadas; para que enfim possa comprar.

As vendas conversacionais dizem respeito ao processo de vendas realizado através de aplicativos de mensagens, onde um vendedor ou mesmo um Chatbot é usado na interação com o cliente, mediando o processo da venda e compra do produto. Esse tipo de venda é vantajoso tanto para a empresa quanto para o cliente, pois a troca de informações é muito rápida, permitindo assim uma maior praticidade no fechamento da venda e melhor interação com o cliente.

Para isso, o mercado disponibiliza as plataformas CRM (sistema CRM) para vendas conversacionais, que constituem um método inovador e que se adapta às tendências atuais do mercado, apresentando diversas ferramentas e vantagens para gerir o processo de vendas de uma empresa. A importância do sistema CRM pode ser vista com os resultados alcançados em médio prazo e assim, pode-se comprovar a utilidade dessa tecnologia para o seu negócio.

Abaixo inseri algumas dicas preciosas sobre como melhorar o seu atendimento ao cliente através do sistema CRM para vendas conversacionais e assim, conquistar o sucesso nas vendas da sua empresa. Vamos conhecer?

1.   Conheça os seus clientes

Na busca pela melhoria do atendimento ao seu cliente, você não pode deixar de usufruir de um sistema CRM para coletar dados sobre os seus clientes de forma organizada. Essa ferramenta proporcionada pelo sistema de informação CRM é capaz de simplificar a apresentação dos dados e realizar análises estatísticas com os mesmos. Isso possibilita que você conheça bem o seu cliente, suas preferências, e o próprio desempenho da sua equipe de vendas em geral.

Quanto mais detalhes sobre o consumidor do seu produto você tiver, mais personalizado você poderá tornar o seu atendimento ao cliente. Procure sempre chamar seu cliente pelo nome e demostre que já o conhece, pois isso o fará se sentir especial para a empresa.

Dessa forma, através dessa interação aperfeiçoada com o seu cliente, sua marca poderá se tornar conhecida pelo atendimento excelente e ir parar na “boca do povo”, atraindo cada vez mais consumidores.

  1. Utilize os Chatbots

Utilizar um sistema de CRM é definitivamente um investimento necessário para a sua empresa, independente do porte da mesma. Os Chatbots representam uma grande “carta na manga” que esse tipo de sistema possui e que você pode utilizar a seu favor.

Não tenha medo de utilizar Chatbots no processo de vendas conversacionais. Através do seu sistema CRM, poderás criar um robô para vendas que poderá auxiliar efetivamente no seu atendimento aos clientes.

O Chatbot poderá ser uma ferramenta muito útil, uma vez que permite respostas rápidas aos seus clientes quando um atendente não estiver online, sem que seja necessário ficar aguardando uma resposta por horas. Além disso, são capazes de enviar materiais de marketing para o cliente, códigos promocionais, livros virtuais, e solicitar dados importantes, como o telefone e e-mail do cliente.

  1. Organize o seu processo de vendas

Ter a sua marca em uma rede social já é um passo muito importante, mas à medida que sua empresa cresce e com isso, o número de clientes vai aumentando, você precisa pensar grande e decidir como irá organizar e gerir toda essa demanda.

Uma das finalidades do sistema CRM é permitir que você tenha um processo de vendas organizado. Esse aspecto será muito importante para sua empresa, principalmente se você tiver sua marca presente em várias redes sociais e aplicativos de mensagens como:

  • Facebook Messenger;
  • Instagram;
  • Whats app.

Além disso, o sistema CRM pode apresentar um calendário integrado para que você possa organizar suas tarefas do dia a dia e obter o melhor desempenho nas suas funções e de sua equipe de vendas.

Essa organização, é essencial para que você possa realizar um atendimento ao cliente efetivo e com resultados satisfatórios. Por exemplo, quando um cliente apresentar alguma dúvida em relação ao seu pagamento, cadastro ou produto, você poderá ser capaz de acessar em segundos o cadastro dele através do seu sistema CRM, utilizando poucos dados, e resolver seu problema ou dúvida. Isso torna o atendimento prático e ágil, sendo cômodo para ambas as partes do processo (vendedor e consumidor).

 

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