Como melhorar a comunicação digital da empresa?

comunicação digital

WhatsApp, Slack e Skype realmente ajudam na comunicação?

Nos dias atuais, a comunicação digital é essencial para empresas de todos os portes. 

Uma das marcas de uma liderança eficaz é sua capacidade de usar diversos estilos de comunicação ao abordar cada membro da equipe, procurando deixar todo o time conectado. 

Claro que isso pode ser mais fácil dizer do que fazer. Porém, a tecnologias digitais podem facilitar muito a comunicação em equipe.

Em outras palavras, uma das melhores maneiras de se comunicar de forma mais eficiente com sua equipe é criar um espaço de trabalho digital, ou seja, um ambiente em que todos tenham fácil acesso às ferramentas de comunicação digital. 

Quais os benefícios das ferramentas digitais?

Existem vários tipos diferentes de ferramentas de comunicação digital que você pode trazer para o seu local de trabalho, que vão desde aplicativos básicos de bate-papo e mensagens instantâneas até plataformas colaborativas e de compartilhamento de arquivos. 

Podemos dizer que a melhor abordagem é a chamada de integrativa. Isto significa reunir diferentes ferramentas, com o objetivo de aprimorar seu trabalho em equipe e comunicação.

Ao considerar diferentes ferramentas digitais para o seu negócio, considere se ela atende os seguintes critérios:

Facilidade de comunicação

As ferramentas digitais servem para simplificar a comunicação dentro da sua equipe, e não torná-la ainda mais complexa.

Integração da equipe

Uma boa solução de comunicação digital mantém todos bem informados o tempo todo. Quando você usa a tecnologia no trabalho, deve ajudar toda a equipe a enxergar os cenários mais claramente.

Aumento de produtividade

Em vez de ser uma “vampira” de tempo, sua plataforma de comunicação digital deve economizar tempo e aborrecimentos.

Como melhorar e desempenho da equipe através da comunicação digital?

A seleção das ferramentas certas é fundamental. Mas após implantá-las, ainda há muito trabalho a ser feito para que estas ferramentas causem efeitos realmente positivos.

É importante combinar as ferramentas de comunicação digital com as habilidades pessoais de gerenciamento de equipe dos líderes.  

Para que isso aconteça, alguns pontos são fundamentais:

Não trate as plataformas digitais como um substituto para a comunicação presencial 

Embora muitas vezes possa ser bom fazer uma pergunta rápida no Slack, WhatsApp ou via Skype, interações mais complexas devem ser feitas pessoalmente.

Sempre pense antes de pressionar o botão enviar 

É importante sempre manter o tom e o nível de civilidade adequados em todas as suas comunicações digitais. Não deixe os impulsos dominarem suas interações digitais.

Use o bom senso quanto aos horários

Para ajudar a alcançar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal na cultura da sua empresa, é importante evitar a comunicação noturna ou fora do horário comercial. 

Evite a comunicação excessiva

Pelo fato de a comunicação digital ser rápida, muita gente exagera na quantidade de mensagens. Assim, comunique-se apenas quando tem algo importante a dizer.

Treine sua equipe

Lembre-se de que nem todos os funcionários têm familiaridade com ferramentas colaborativas de ponta. Garanta que sua equipe de TI seja capaz de manter todos treinados.

As ferramentas de comunicação digital, desde que usadas de forma correta, podem sim ajudar no gerenciamento de equipe, criando um ambiente de bem, trabalho mais produtivo, colaborativo e eficiente. 

Se você quer saber tudo sobre marketing digital, não perca nenhum post do blog da Control F5.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!