Como funciona a etapa de relacionamento da automação de marketing?

automação de marketing

A automação de marketing é uma estratégia que, cada vez mais, vem conquistado espaço em empresas de diversos portes, principalmente por sua facilidade em gerar engajamento com clientes e em alavancar as vendas.

Inclusive, o marketing digital tem ganhado muita força por conta de todas as facilidades que têm criado nas estratégias de negócios. Hoje em dia, estar na internet não é mais um diferencial, e sim uma necessidade.

Uma empresa de wiper hospitalar, por exemplo, consegue, hoje, vender muito mais com o apoio da web do que sem ela.

Por isso, todas as ferramentas que auxiliam o trabalho do marketing digital devem ser estudadas e levadas em consideração em seu planejamento, sendo uma das principais as técnicas de automação de marketing.

Esse sistema acaba utilizando a tecnologia como uma aliada na automação de processos, eliminando a necessidade de realizar uma série de atividades repetitivas de forma manual, aproveitando melhor o tempo e a qualidade do trabalho em situações mais complexas.

As ferramentas de automação de marketing têm como objetivo auxiliar em todo o processo de vendas, otimizando tarefas e permitindo que as equipes foquem em elementos realmente necessários.

As 3 etapas da automação de marketing

O foco do trabalho de automação se divide em três etapas, todas fundamentais para o trabalho com seus leads. Confira cada uma delas, bem como entenda o que são e como funcionam.

Conversão

O primeiro tópico é a conversão, que busca auxiliar o lead em sua jornada de compra. Aqui, as ferramentas identificam a necessidade que seus leads possuem em adquirir, por exemplo, um alarme sensor de presença para carros, baseado em suas pesquisas na internet.

Neste primeiro momento, a automação de marketing auxilia na criação de diversos apoios ao negócio, como a criação de landing pages, formulários de interação e outros elementos que podem auxiliar o avanço de um lead no processo de venda.

Qualificação

O segundo ponto de foco é a qualificação. Trata-se de identificar diversos fatores em um lead, para segmentá-lo de acordo com seus desejos e necessidades, criando categorias de engajamento que permitam que você interaja de forma correta com cada um de seus possíveis clientes.

Neste caso, é fundamental identificar a necessidade de um trabalho de qualidade na compreensão dos desejos de um cliente, o que pode ser alcançado através de uma série de interações entre o lead e as ferramentas de avaliação automatizadas.

Por exemplo, uma empresa de construção e reforma precisa identificar quais de seus leads estão mais propensos a continuar a jornada de compra, sendo que esta etapa é fundamental para isso.

Relacionamento

O último elemento, que é de extrema importância para conseguir uma melhor conversão de leads, é o relacionamento.

Criar um relacionamento com o cliente é um fator fundamental, principalmente para conseguir avançar no funil de vendas, sendo que muitas vezes a fidelidade do cliente depende deste fator.

Embora muitas pessoas pensem o contrário, a automação é algo extremamente positivo para este fator. Isso porque o real objetivo da automação de marketing na etapa de relacionamentos é criar uma experiência cada vez mais personalizada para o lead.

A ideia é se aproximar o máximo possível de seu potencial cliente, apresentando soluções rápidas e práticas para suas necessidades.

Por isso, quanto mais você conseguir explorar as ferramentas de automação para aprimorar o contato com um lead, maiores as chances de conseguir transformá-lo em um cliente.

Melhorando seu relacionamento com os clientes

Compreender os conceitos atuais do mercado é fundamental para criar uma relação com um usuário que tenha interesse em seu site. Para isso, é preciso se atentar a uma série de fatores, muitas vezes fundamentais para um bom desenvolvimento de seu trabalho.

Vender um vergalhão de aço, por exemplo, é uma tarefa que exige conhecimento e preparo, tanto do produto quanto do público-alvo que você deve alcançar para apresentá-lo de maneira correta.

Muito do que você realiza com relação ao marketing digital pode ser aperfeiçoado com a utilização de ferramentas de automação, conseguindo conquistar resultados positivos, de formas mais assertivas.

Comportamento de clientes

O comportamento do cliente mudou com o avanço da tecnologia. Se antes o consumidor era direcionado por propagandas diretas, hoje em dia existe todo um trabalho de pesquisa que pode ser realizado de forma rápida e prática, com um simples toque em um aparelho celular.

Por isso, utilizar as ferramentas de automação para criar um contato inicial com o cliente, apresentando conteúdos que tirem dúvidas com relação ao produto e as necessidades dele, é fundamental para conseguir um melhor resultado de engajamento.

Um distribuidor adubo, por exemplo, pode usar essas ferramentas para identificar como a maioria de seus clientes se comporta, conseguindo assim entender melhor o perfil de cada um deles.

Isso porque o novo perfil do cliente compreende que a negociação é uma via de mão dupla. Da mesma forma que ele procura se informar sobre o produto antes de iniciar o relacionamento, é esperado que a empresa tenha soluções para suas necessidades.

Nesse aspecto, a automação surge como um excelente apoio para identificar estas necessidades, por meio de análises de resultados de pesquisas realizadas pelo cliente, além de identificar pontos importantes do perfil para negociação.

Conhecendo seu público

Conhecer seus clientes é o melhor caminho para conseguir melhorar o relacionamento entre consumidor e marca, e para isso você precisa contar com informação e conteúdo relevante sobre os gostos, costumes e rotinas dos usuários que acessam seu conteúdo.

Pensando nisso, a utilização de ferramentas de automação é uma excelente oportunidade de angariar dados importantes sobre as interações que seus possíveis clientes possuem com seu site, bem como seus históricos de pesquisa e em que momento eles pararam no funil de vendas.

Entender como são, por exemplo, as pessoas que precisam de um AVCB para comércio e procuraram sua empresa é fundamental para avançar na jornada de compra de cada cliente.

Quanto mais conhecimento você adquire sobre seu público, melhores serão as decisões tomadas nas estratégias de marketing e aquisição de mais clientes, garantindo resultados adequados para o crescimento de sua companhia.

Segmentação de contatos

Quanto mais você conhecer seu público, melhor conseguirá segmentá-lo em categorias de sua preferência. Isso significa que você conseguirá classificar melhor cada tipo de cliente e quais ações devem ser tomadas para atingir estas pessoas.

Você pode registrar as preferências de cada segmento, permitindo que uma ferramenta de automação separe as listas de contatos por suas ações anteriores, assim você conseguirá identificar pessoas que:

  • Fizeram a inscrição em newsletters e não retornaram contato;
  • Visualizaram um produto em específico;
  • Abandonaram o carrinho de compras;
  • Fizeram downloads em seu site.

Esse tipo de segmentação é fundamental para compreender o perfil e o posicionamento de seus clientes, alcançando resultados melhores com as interações adequadas para cada tipo de cliente.

Uma pessoa que está procurando uma instalação de portões automáticos, por exemplo, provavelmente vai passar por uma série de engajamentos antes de efetivamente concluir a compra.

Por isso, é importante compreender em qual segmento um cliente se encontra para tomar a próxima atitude rumo à conclusão da negociação.

Personalização

Uma das grandes vantagens das ferramentas de automação é a capacidade de integração com aplicativos de personalização de conteúdo, especialmente para e-mail marketing e outros contatos mais diretos.

As ferramentas separam os clientes em grupos, e cada grupo possui uma série de peculiaridades que são levadas em conta para criar um conteúdo de engajamento bom e que seja assertivo para aquelas pessoas especificamente.

Assim, é possível identificar quais leads estão mais propensos a aceitar descontos ou promoções especiais, permitindo que as ferramentas de automação disparem contatos automaticamente e alcancem um número maior de interações.

Por isso, é importante usar todo o processo de automação de marketing no relacionamento com os clientes, uma vez que são os registros de interações que permitem esse tipo de integração, que possibilita um contato mais direto.

Aumentando o interesse de seus clientes

Uma parte importante da interação entre o consumidor e a marca é a nutrição do relacionamento. Quanto mais próximo for um cliente, mais ele gostará de receber conteúdo e oportunidades de contato com a empresa.

Ao alimentar esse tipo de comportamento, você acaba aumentando sua credibilidade, uma vez que mostra que tem interesse nas necessidades de seu público e está sempre interessado em oferecer uma melhor experiência.

Por isso, ao apresentar as vantagens da pavimentação asfáltica para estacionamento, por exemplo, é importante cativar o cliente que irá contratar esse tipo de serviço.

As ferramentas de automação podem ajudar neste caso, apresentando os relatórios de quais clientes estão mais propensos a interagir com este tipo de ação, identificando-os e, muitas vezes, até elaborando conteúdo de forma automática.

Isso permite que seus contatos se sintam muito mais confiantes para interagir diretamente com sua empresa, estreitando os laços de relacionamento e ficando à vontade para tirar dúvidas e levantar questionamentos.

O momento da venda

É importante lembrar que em todo o processo de transformação de um lead para um cliente, existem muitos fatores que podem afastar o usuário e fazê-lo perder o negócio. Por isso, contar com o apoio de ferramentas que avaliam o cliente é fundamental.

A automação de marketing, neste caso, é um ponto crucial para conseguir entender qual é o momento certo de cada ação, possibilitando um contato muito mais direto para possíveis clientes.

Considerações finais

As ferramentas de automação de marketing são muito importantes para qualquer trabalho de qualidade realizado hoje em dia, então é preciso se atentar na importância que ela tem para o relacionamento entre cliente e marca.

Não se trata de automatizar o contato e torná-lo “robótico”, mas sim de entender seu cliente e apresentar os melhores resultados de ação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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