Como fazer marketing de relacionamento na Internet?

marketing de relacionamento

Aprenda como manter a fidelidade dos seus clientes

O marketing de relacionamento na Internet é um desafio para muitas empresas. Porém, essa atividade que visa manter seus clientes fiéis à marca é cada vez mais fundamental.

O marketing de relacionamento tem como foco a retenção, satisfação e valorização dos clientes de uma marca. O objetivo principal desta atividade é interagir e nutrir seus clientes atuais.

A princípio, você pode pensar que uma empresa terá sempre mais oportunidades de alcançar novos consumidores, em vez de reter seus clientes já existentes.

Você pode até estar certo a curto prazo, mas se pensar no futuro e na longevidade da marca, o marketing de relacionamento torna-se essencial.

Por que o marketing de relacionamento é importante?

Veja a seguir quais as principais razões para investir em estratégias de marketing de relacionamento.

Deixar o fator preço em segundo plano

Quando a lealdade é construída e a confiança se torna um fator chave, o cliente fica mais focado no valor da experiência que obtém, em vez de se preocupar apenas com preço.

Criar lealdade à marca

Os clientes que já tiveram uma experiência positiva, provavelmente voltarão a comprar mais se existir um relacionamento real com a marca.

Aumentar as vendas

A longo prazo, o marketing de relacionamento ajuda você a vender mais. Seus clientes compram em maior quantidade e frequência.

Impulsionar o boca a boca

A marca que tem clientes recorrentes satisfeitos, ganha cada vez mais indicações.

Minimizar custos

Você já precisou adquirir este cliente uma vez, portanto, não há altos custos adicionais associados ao marketing de relacionamento. Você apenas precisa manter este cliente nutrido.

Como fazer na prática o marketing de relacionamento na Internet?

Em tempos de maior isolamento social e com o mercado de comércio online crescendo vertiginosamente, é muito importante manter o relacionamento com seus clientes por meio da Internet. Veja quais são os pontos chaves que você deve concentrar seu foco.

Atenção às redes sociais

Atuar nas mídias sociais é uma forma de compartilhar conteúdo que envolva comunidades específicas.

Não pense que você precisa estar em todas as redes sociais para tornar sua estratégia um sucesso. Faça pesquisa, descubra onde seu público está mais engajado e use somente as redes sociais mais relevantes no seu caso.

Atendimento ao cliente

Independentemente de quão avançada esteja a tecnologia, ou se a Inteligência Artificial desempenhe um grande papel na comunicação, a interação humana ainda será primordial em uma estratégia de marketing de relacionamento.

Se você busca formas de estreitar laços com seus clientes, atender bem sua comunidade virtual é fundamental.

O relacionamento com o público deve ser personalizado. Se um cliente entrar em contato com você via Internet sobre um pedido recente e você ignorá-lo ou fornecer uma resposta padrão, ele não se sentirá valorizado. Quem se sente sem importância para uma marca, provavelmente vai gastar seu dinheiro em outro lugar.

Educação através de conteúdo

Uma grande parte da estratégia de marketing de relacionamento é a criação de conteúdo que não apenas se conecte com o público, mas o eduque, trazendo exatamente aquilo que ele deseja saber.

O marketing de relacionamento não trata apenas de promover o negócio. Ele deve informar o cliente. Vender hoje não significa nada se você não pensar no futuro.

Você pode oferecer os mais diversos tipos de conteúdo gratuito, como blog posts, vídeos, webinars, newsletters, etc.

E-mail marketing

O email marketing ainda é uma das maneiras mais poderosas de nutrir e interagir com o cliente.

O e-mail marketing é um tipo de comunicação altamente personalizável, por isso contribui muito na estratégia de marketing de relacionamento.

Pesquisas e enquetes

Para fazer uma estratégia funcionar, seus clientes precisam estar envolvidos. Uma boa maneira de fazer isso é perguntar o que eles querem e precisam.

Lembre-se que você quer resolver os problemas dos seus clientes.Então, primeiro você precisa saber exatamente o que deve ser resolvido.

O feedback não precisa se limitar ao envio de pesquisas e questionários via e-mail. Você pode fazer enquetes rápidas por meio do Twitter, Facebook ou Instagram.

Programas de Fidelidade

Há várias maneiras diferentes de recompensar seus clientes. Pode ser por meio de um concurso, brindes, descontos e ofertas. Desta forma, você pode obter um ótimo ROE (retorno sobre o engajamento).

Se você precisa desenvolver uma estratégia sólida de marketing de relacionamento na Internet, converse com a criação de conteúdo. Nossa equipe entende o valor de cada cliente adquirido por você e te ajuda a mantê-los sempre fiéis à sua marca.

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