Como definir seu público para um marketing assertivo?

público

Aprenda como definir o público-alvo da sua PME

Se você é proprietário de uma pequena ou média empresa, provavelmente tem uma ideia geral de quem compõe a base do seu público.

Porém, ideias vagas não são suficientes no mercado competitivo de hoje. Se você não se aprofundar nos dados e detalhes, significa que você faz marketing para toda e qualquer pessoa.

Este tipo de procedimento pode fazer sua empresa desperdiçar recursos com publicidade, além de perder oportunidades para aumentar as vendas.

Qual a diferença entre público-alvo e mercado-alvo?

É simples entender: mercado-alvo é o grupo de pessoas que podem se beneficiar do seu produto ou serviço. O público-alvo são as pessoas para quem você está vendendo.

Por exemplo, imagine que você venda livros infantis. Seu mercado-alvo é de crianças de 4 a 10 anos, mas o público-alvo se ramifica, incluindo pais e avós de crianças, escolas, professores e bibliotecas.

As definições de público e mercado-alvo visam conectar sua empresa a um grupo de consumidores com maior probabilidade de comprar o que você tem a oferecer, com base em dados demográficos, histórico de compras anteriores e outros dados.

Ser específico é relevante em marketing. Muitos novos empreendedores cometem o erro de pensar que seu produto ou serviço é ótimo para todos. Entretanto, isto não é verdade.

Definir seu mercado-alvo permitirá que você concentre seus recursos no grupo ou grupos de pessoas com maior probabilidade de comprar de você.

Como obter mais informações do mercado-alvo?

O primeiro passo é coletar dados. Você não conseguirá definir com precisão o mercado certo para o seu produto sem algumas pesquisas básicas. Então, veja como começar:

Entreviste clientes

A maneira mais fácil de descobrir mais sobre seu mercado-alvo é simplesmente perguntar a seus clientes sobre eles mesmos.
Faça isso pessoalmente, por WhatsApp, por e-mail ou através de seus perfis de mídia social.

Se você possui formulários em seu site, use campos obrigatórios específicos, como idade, tamanho da empresa ou cargo.

Considere as informações do seu time de vendas

Quando o marketing não conversa com a equipe de vendas, a estratégia simplesmente não funciona.

Sua equipe de vendas certamente contém informações valiosas sobre o seu público. Pergunte a eles com quais leads eles estão fechando mais negócios? Que tipos de perguntas eles ouvem com mais frequência de clientes em potencial?

Observe bem sua concorrência

Dê uma olhada nos sites, nas postagens de redes sociais e nos anúncios de seus concorrentes. A quem eles estão buscando? Igualmente importante, é saber quem eles não estão buscando, e que você poderia visar como público.

Confira o Google Analytics do seu site

Com o Google Analytics, você pode descobrir facilmente a faixa etária e o sexo dos visitantes do site, por meio de que outros sites eles chegaram até o seu, quais palavras-chave foram digitadas nos mecanismos de busca para encontrar você e quanto tempo eles gastaram nas páginas do seu site.

Como definir seu público-alvo e desenvolver personas?

Agora que você reuniu os dados do seu mercado-alvo, pode direcionar o foco de suas ações de marketing desenvolvendo, por exemplo, 3 a 5 “personas” de compradores para sua empresa.

A persona é uma descrição do seu cliente ideal com o máximo de detalhes relevantes possíveis, como se ele fosse uma única pessoa.

Você pode definir as características da sua persona, definindo informações como:

  • idade
  • gênero
  • estado civil
  • tem ou não filhos
  • renda
  • ocupação
  • localização geográfica
  • hobbies
  • metas
  • desafios
  • como seu produto ou serviço pode ajudá-la

Use esses critérios para criar pelo menos três perfis de seus clientes-alvo. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas de bebê, seu perfil demográfico pode ser mulheres casadas entre 25 e 40 anos que estejam grávidas.

Por exemplo, se você é uma loja de luxo, o nível de renda do seu cliente-alvo será alto. Se você é uma loja física, a localização geográfica da persona pode ser a 15 km da sua loja.

Quando você consegue aprender como definir seu público para um marketing assertivo, consegue direcionar sua estratégia de forma bem mais eficiente.

Se você precisa de ajuda para profissionalizar sua estratégia de marketing, uma agência de marketing digital pode te ajudar.

Então, não deixe de consultar a Control F5. Desenvolvemos estratégias de marketing para todos os portes de empresas. Agende uma conversa conosco.

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