Como criar seu planejamento de marketing?

planejamento de marketing

O planejamento de marketing é fundamental para sua marca crescer

Sua empresa tem um planejamento de marketing? Ou, você pensa todo o início de ano em fazê-lo, mas nunca o faz de forma realmente organizada?

Saiba que este tipo de plano pode ser voltado para a marca, um produto específico ou serviço oferecido pela empresa. Na verdade, o planejamento de marketing guiará as ações estratégicas do seu negócio.

De fato, não é fácil criar um planejamento de marketing que dê resultados e supere as expectativas do negócio. Para que estes objetivos sejam atingidos, é necessário estudo e preparação, além de saber quais são as etapas essenciais para um planejamento estruturado.

Um plano de marketing é uma ferramenta de gestão de uma empresa que deve ser usada e atualizada regularmente. Esta ferramenta auxilia empreendedores a se adaptar às constantes mudanças do mercado e identificar tendências. Através disto, criam-se vantagens competitivas em relação aos concorrentes, segundo o Sebrae.

O mesmo pode ser feito para a empresa em geral, ou para um produto ou serviço individual. Entenda que o plano de marketing não é algo que deva ser feito somente por médias e grandes empresas. Todo negócio, inclusive aquele que está começando agora, precisa de um plano de ação para alcançar os objetivos, crescer e conquistar novos clientes.

Quais são as etapas do plano de marketing?

Na realidade, não existe um passo a passo perfeito a ser seguido para a criação de um plano de Marketing. Porém, algumas etapas, de alguma forma, fazem parte de todos os bons planos. Conheça melhor cada uma delas:

Introdução e resumo

Para o início do plano de marketing, deve ser feita uma listagem de prioridades. Isso nada mais é do que uma breve introdução do plano, que resume os principais pontos e tópicos do documento. Em geral, o sumário aborda, de forma resumida, os seguintes detalhes:

  • Visão geral do produto
  • Visão do mercado e o público-alvo
  • Quem são os concorrentes
  • A análise SWOT do negócio
  • As metas e objetivos de marketing
  • Estratégias de implementação das ações
  • Programação e métodos de avaliação (métricas)

Apesar de aparecer no início, o sumário precisa sempre ser atualizado. Afinal, não queremos correr o risco de que ele apresente algo que não estará no documento, não é mesmo?

As personas do mercado-alvo

Descrever a persona ou as personas do mercado-alvo é uma parte do plano de marketing que não pode ser esquecida. Lembrando que persona é diferente de público-alvo

As principais características utilizadas para definir as personas são:

  • Gênero e idade
  • Cargo
  • Hábitos
  • Hobbies
  • Estilo de vida
  • Onde busca informações
  • Desafios e problemas enfrentados
  • Hábitos de compra e o que o influencia

Mas por que é tão essencial colocar a persona no plano de marketing? Pois só assim você poderá definir quais estratégias devem ser colocadas no plano, assim como o tom e estilo dos conteúdos e ações de marketing.

Jornada do comprador

Para que as ações de marketing funcionem e atinjam o objetivo do plano, é essencial conhecer todas as etapas pelas quais sua persona passa antes de fazer efetivamente a compra. 

Somente assim você conseguirá criar boas estratégias de marketing, atingindo o público certo e na hora certa, fazendo com que mais pessoas conheçam seu negócio e benefícios de adquirir o produto/serviço vendido.

Definição dos concorrentes

Na sequência do plano de marketing, temos a lista dos seus concorrentes. Essa pesquisa e inclusão no planejamento irá ajudar não só a identificar quem são eles, mas o que eles estão fazendo, como seu negócio pode entrar no mercado e, idealmente, superá-los.

Métricas (KPIs)

Todo bom plano de marketing descreve quais métricas e indicadores-chaves acompanhará o progresso do planejamento. Os KPI’s ou Key Performance Indicators são estas métricas, que ajudam as empresas a aferir seus níveis de desempenho de marketing. O objetivo de estabelecer um KPI é entender se as ações de marketing estão ou não sendo satisfatórias e se as metas do plano estão sendo atingidas.

Cronograma de execução

Um bom cronograma será como um relógio definindo quando cada ação será realizada. Além de ser essencial para definir o timing das ações, o cronograma é uma excelente ferramenta para controle de atividades e investimentos na estratégia de marketing.

Se sua empresa precisa de ajuda para definir e traçar as etapas do plano de marketing, converse com a Control F5. Em muitos casos é possível traçar uma boa estratégia de marketing com pouco investimento. Converse conosco.

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