Como as lives nas redes sociais podem ajudar sua marca?

lives nas redes sociais

Conheça o poder das lives nas redes sociais 

As lives nas redes sociais tem sido usadas para aproximar as empresas do seu público. Isso porque, é praticamente impossível conseguir vender um produto ou até mesmo passar uma simples informação quando você não tem a atenção da sua audiência. 

Para fazer lives nas redes sociais não são necessários equipamentos caros. Hoje em dia, todo o mundo tem um celular com câmera e acesso à Internet. E se você está achando que isso é algo complicado de fazer, temos uma ótima notícia para você.

Acredite, lives bem feitas podem capturar a atenção do seu público por até 4 vezes mais tempo do que um vídeo gravado. 

Mas, você pode estar se perguntando, o que é uma live? Descubra tudo sobre lives aqui.

O que é uma live?

Uma transmissão de vídeo ao vivo é chamada de live.  É quase como uma reportagem ou a cobertura de um evento ao vivo na televisão, só que pelas redes sociais e com uma estrutura bem mais simples.

Por meio das lives, o internauta pode acompanhar um evento no momento em ele acontece e interagir com o produtor do conteúdo através de comentários e curtidas. Quem está produzindo também pode responder em tempo real as perguntas e comentários dos seus espectadores.

Por que as lives devem ser parte da sua estratégia de marketing de conteúdo?

Independentemente do seu nicho de mercado, a sua audiência precisa ser conquistada. A live é mais uma chance do seu público conhecer a empresa e mostrar sua presença nas principais redes sociais.

Cada rede social oferece uma possibilidade de comunicação diferente com o público. O YouTube é voltado para vídeos, o Instagram para imagens,etc.

Embora elas tenham sido criadas com objetivos diferentes, não é à toa que hoje em dia, o Facebook, o YouTube e o Instagram tenham em comum as transmissões ao vivo. Este é um recurso muito vantajoso tanto para o público, quanto para quem está interessado em fazer marketing de conteúdo.

Como se preparar para fazer a sua primeira live?

Apesar de sabermos que em uma transmissão ao vivo tudo pode acontecer, é muito importante se preparar para tentar evitar erros e problemas durante a live.

Por isso, é importante existir um planejamento antes de começar a sua transmissão. Confira 5 dicas podem ajudar você a preparar sua live.

Planeje bem o conteúdo

Sabe aquela experiência de ter um professor que começava a falar sobre um assunto e, de repente, termina em um tópico totalmente diferente? Ou, então, um professor que esgotava o conteúdo antes da metade da aula e depois não tinha mais o que falar? Essas experiências são ruins e deixam uma má impressão. Por isso o primeiro passo para fazer uma live de sucesso é planejar o conteúdo e focar em um tópico específico.

Ensaie antes de fazer a transmissão

 É importante você reservar algum tempo para ensaiar e treinar na frente da câmera.

Nesse processo você pode testar algumas coisas que funcionam e lhe deixam mais confortável como, por exemplo, ter uma pessoa atrás da câmera e conversar olhando para ela.

Prepare e teste os equipamentos

Para fazer uma live você vai precisar de um Smartphone ou de um computador com webcam, microfone e acesso à Internet.

Esses são equipamentos simples, mas que na hora podem apresentar problemas, como uma atualização de software inesperada ou uma queda na conexão de Internet.

Para evitar esse tipo de coisa, algumas horas antes de começar a live, verifique se está tudo certo para que durante a transmissão você esteja focado apenas em levar conteúdo de qualidade para a sua audiência

Organize o cenário e iluminação

Outra coisa importante a se pensar antes de começar uma live é no cenário e na iluminação do ambiente onde você vai gravar.

Você não precisa de um cenário super elaborado para fazer a sua live. Mas é importante que o ambiente esteja organizado para passar uma boa impressão.

Quanto a iluminação, você também não precisa de nada muito elaborado. Na maioria das vezes a própria iluminação do ambiente e a luz natural são suficientes para que a imagem não fique escura.

Divulgue sua live

Por fim, uma das coisas mais importantes que você precisa fazer antes de começar a sua live é divulgá-la.

Afinal de contas, de nada vai adiantar preparar o conteúdo, treinar, organizar o cenário, testar os equipamentos, se você não tiver audiência. Aproveite os canais de comunicação e redes sociais do seu negócio para fazer a divulgação.

Informe com antecedência a data e a hora exata que a sua live vai começar para que os seus seguidores possam se programar. E conforme o dia for se aproximando, crie alguns lembretes.

Pensando em todos esses detalhes, suas lives nas redes sociais certamente serão muito produtivas para alavancar a visibilidade da sua marca.

Continue acompanhando o blog da ControlF5 Marketing e aprenda tudo que sua empresa precisa para melhorar suas estratégias de marketing.

Artigos Relacionados

Redes Sociais