Como anda a atenção do consumidor?

Aprenda o que fazer para que sua mensagem atinja o coração do seu consumidor

Ninguém presta mais atenção em nada. Ninguém mais quer propaganda. Ninguém assiste coisa alguma. Estas são ideias cotidianamente repetidas em todos os lugares. Será mesmo verdade? Para você que tem uma empresa e precisa muito da atenção do consumidor, se essas afirmativas fossem verdadeiras seria bem negativo, não?

Antes de se desanimar, leia este post até o fim. Helen Lin, presidente de Investimento Digital na Publicis Media fala que muitas destas ideias são, na verdade, mitos. Em um interessante artigo de sua autoria, ela explica o que há ou não de real em relação à atenção do consumidor. Veja quais são os tais mitos:

1-  A concentração das pessoas diminuiu: Não é bem assim. As pessoas estão apenas mais intolerantes aos “ladrões” do tempo delas. Por exemplo: Se antigamente, você assistia na TV a um comercial simplesmente porque ele estava passando no intervalos do seu programa favorito, o mesmo não acontece na Internet. No YouTube você pode pular anúncios, mudar de vídeo nos primeiros segundos, enfim, selecionar o que lhe agrada ou não.

E, preste atenção a este dado: De acordo com o levantamento  Google/Ipsos “Video Mobile Diary,” feito nos EUA em 2017, 81% das exibições de vídeos captam sim a atenção dos telespectadores. Destes 81%, 41% direcionam atenção total a vídeos de seu interesse. Os outros 40% dedicam atenção parcial a conteúdos em vídeo que ele escolher. Estes dados comprovam que as pessoas ainda concentram-se sim. Porém, sua tarefa é conquistar de verdade esta atenção.

As pessoas estão intolerantes apenas aos “ladrões de tempo”

2-  Se o conteúdo for bom, o tipo de tela não importa: Neste ponto, temos um dado interessante. O tipo de tela influencia sim no no nível de atenção do público a uma mensagem. Pesquisas comprovam que a posição de nosso corpo ao olhar para uma tela pode modificar nossa concentração. Quando assistimos à TV, geralmente nosso corpo está na posição chamada de “lean reward” (inclinado para trás). Ao nos posicionamos assim, geralmente estamos nos divertindo, relaxando ou passando o tempo. Consequentemente, nosso nível de atenção é menor.

Já quando estamos à frente do celular ou computador, estamos na posição “lean forward” (inclinado para frente). De acordo com a autora, nesta posição nosso foco à mensagem aumenta 50%. Isto mostra a razão de as pessoas serem tão mais interessadas quando vêem vídeos online do que programas tradicionais na TV.

A atenção do consumidor está focada apenas naquilo que realmente o interessa

3- As pessoas estão saturadas de anúncios publicitários: Outro mito. Se um consumidor presta atenção em um meme ou em um tutorial no YouTube, a mesma regra vale para os anúncios. Quando o público sente identificação com a propaganda, também prestará atenção nela. De acordo com o Instituto Ipsos, anúncios que são interessantes para o público ou apresentam personagens com as quais estas pessoas se identificam, recebem 3 vezes mais atenção que a média. Portanto, o desafio das campanhas de marketing é justamente criar anúncios cada vez mais específicos para cada plataforma de veiculação, bem como focar suas mensagens de maneira cada vez mais personalizada.

Em resumo: a atenção do consumidor não está diminuindo. Você é quem tem de se manter atento às mudanças de foco do público. Os anunciantes devem trabalhar para encontrar o melhor momento e lugar para colocar sua mensagem para seus consumidores. E, sim, as pessoas prestam muita atenção à propaganda. Desde que esta seja muito relevante para elas. Ficou interessado em mais inspiração para as campanhas da sua marca? Então aprenda o que é mentalidade digital e como desenvolvê-la na sua empresa.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!