Campanhas publicitárias que fizeram história

Digital e atemporal: Campanhas publicitárias que fizeram história (Parte 1)

Antes das preocupações com SEO, rankings no Google e as poucas palavras de um tweet, a chave da publicidade tradicional era apenas uma: criatividade.“Criatividade é fazer de um limão uma laranjada”, disse Alex Periscinoto  grande publicitário brasileiro, fundador em 1960 da lendária agência Almap. A criatividade de verdade, segundo ele, deveria ir além do óbvio, do “fazer do limão uma limonada”. O criativo não deve deixar-se iludir pelo seu primeiro raciocínio, não deve ser enganado pela memória, fazendo algo que lhe parece inédito, mas que na verdade já foi feito. “Não existe atalho para a criatividade”, completou.

O marketing na era digital impõe muitos desafios criativos, fazendo com que a publicidade tradicional, mais livre e criativa, tenha de se reinventar. Por exemplo: para uma postagem de blog conseguir uma boa posição no Google é imprescindível usar títulos curtos e repetição de palavras-chave, entre diversas outras técnicas. Já os anúncios do Facebook requerem imagens simples e a utilização de apenas um campo limitado de caracteres.

Diante dessa realidade, como fica a criatividade? É pensando nisso que a Control F5 lança a série de posts “Digital e atemporal: Campanhas publicitárias que fizeram história”. Traremos aqui campanhas que fizeram história no pré-advento da Internet em massa no Brasil. Nosso objetivo é inspirar e, principalmente, defender nossa causa mais importante: que a propaganda na era digital jamais perca seu foco, mantendo suas funções originais de encantar, fugir do óbvio, trazer conteúdo de qualidade, falar de fato com as pessoas e não somente com máquinas e algoritmos.

Campanhas publicitárias que fizeram história: Cobertores Parahyba

Para se ter uma ideia de como esta campanha é marcante, ela foi veiculada durante 15 anos no Brasil (1960 a 1975). O destaque é o inesquecível jingle “Já é hora de dormir/Não espere a mamãe mandar/um bom sono pra você/E um alegre despertar”, criado pelo maestro Erlon Chaves e o funcionário de TV Tupi Mario Fanucchi.

Embora poucos saibam, sua história é bastante curiosa: o jingle foi criado a partir de reclamações dos telespectadores feitas à própria TV Tupi, de que seus filhos assistindo televisão perdiam o sono tornando a TV prejudicial à rotina da família. Então, a Tupi teve a ideia de criar e exibir o jingle todo dia pontualmente às 9 da noite, na tentativa de resolver este problema do seu público.

E o sucesso foi tão grande que o jingle realmente serviu como “relógio” fazendo com que crianças fossem para a cama ao ouvir a musiquinha. Apenas depois disso, a Tecelagem Parahyba incorporou o jingle da Tupi em sua propaganda, criando a campanha de maior sucesso da marca. O menininho que ia pra cama no comercial virou um personagem referência para a marca e associado à música, serviu como canção de ninar para várias gerações. Confira:

Caninha 51: não é fácil ter uma boa ideia

Pouquíssimas campanhas no Brasil conseguiram tamanha popularidade e longevidade como a da Caninha 51, de Pirassununga. O bordão “Uma boa ideia” está presente até hoje nas conversas cotidianas, inclusive servindo como nome para o número 51. Quem nunca foi a um bingo, onde o locutor em vez de falar o número da bolinha sorteada apenas diz: “Anotem aí, saiu a boa ideia.”?

A campanha teve início no ano de 1977 e foi criada pela agência Lage, Magy, Stabel & Guerreiro. Permaneceu em parceria com a agência até o ano 2000.

Segundo Magy Imoberdorf, uma das sócias da agência, a tal “boa ideia” não nasceu de cara. Ela diz que as primeiras coisas que a agência pensou eram bem ruins, mas que o cliente daquela época tinha paciência, confiava na agência e tinha em mente que o verdadeiro foco da publicidade era construir a marca. Assista:

https://www.youtube.com/watch?v=Pf8fAe-8Dcs

E por falar em “boa ideia”… Mesmo com toda a evolução tecnológica, conceitos mercadológicos, teorias e métodos, nada é mais importante no marketing e na propaganda do que — a tal grande ideia. Em meio a tantas métricas, padronizações e mudanças, o principal desafio das agências de marketing digital é exatamente esse: preservar a essência da criatividade, da boa ideia, aplicadas à toda velocidade, conveniência e popularidade das mídias digitais.

Gostou da viagem? Então acompanhe o Blog da Control F5 e conheça outras campanhas publicitárias que fizeram história  e que de alguma forma fazem parte da nossa vida até hoje.  

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!