Blak Flayd 2018: A Black Friday Brasileira

“Blak Flayd” 2018: Como vender mais na Black Friday Brasileira

Black Friday ou “Blak Flayd”— a data comercial, tradicional em países como os EUA e a Inglaterra, aportou de vez aqui no Brasil. No início, parecia uma jogada mal feita. Muitas lojas prometiam descontos e não entregavam, o que acabou decepcionando os consumidores. A data foi inclusive apelidada nas redes sociais de “Black Fraude”. Neste ano, definitivamente o fantasma da “Black Fraude” ficou para trás. Os empresários finalmente perceberam que, mesmo a proximidade do Natal, e o fato de o dia de Ação de Graças não ser comemorado aqui como nos outros países, investir em descontos reais nesta data vale a pena — e muito.

Entretanto, a data aqui no Brasil tem suas interessantes peculiaridades: Blak flayd”, “Blek flayd” “Break friday” foram alguns dos termos mais procurados no Google. De acordo com o portal G1, entre as 20 principais palavras pesquisadas  no Google Brasil nesta quinta-feira (22/10/18), o termo “Black Friday” aparecia na 4ª posição. Em 10º, estava a expressão “Blak Flayd 2018”; em 14º, “Blak Flayd lojas 2018”; e em 17º, “Blek Flayd 2018”. Quando trata-se de estratégia de marketing digital nesta data, este cenário mostra o quão importante é ter um bom trabalho de SEO.

Os números surpreendentes da “Blak Flayd” de 2018

De acordo com a pesquisa Ebit/Nielsen, divulgada em reportagem da agência Reuters, as vendas no comércio eletrônico na Black Friday 2018 do Brasil atingiram R$ 2,6 bilhões, alta de 23% em relação a 2017, superando as expectativas da própria Ebit/Nielsen. O número de pedidos cresceu 13%, (4,27 milhões) e o tíquete médio expandiu 8% (R$ 608,00). O indicador de consumidores únicos (que fez ao menos uma compra online) cresceu 9% em relação ao ano anterior, para 2,41 milhões. Destacaram-se as vendas em categorias como estão perfumaria e cosméticos, Smartfones, itens de linha branca e TVs. E, se você também quer vender mais nas próximas Black Friday, estas simples dicas de marketing digital podem ajudar bastante: 

1- Faça ou verifique seu cadastro no “Google Meu Negócio”: O Google oferece a criação de uma ficha cadastral da sua empresa na plataforma. Estas informações básicas são extremamente importantes para que você seja encontrado por seus clientes. Caso sua empresa já tenha o cadastro, lembre-se de verificar se tudo está correto, especialmente seu horário de funcionamento, endereço e telefone. Aproveite o recurso “horário especial” do Google para abrir fora do horário comercial normal, uma prática comum durante a Black Friday.

2- Black Friday é a melhor época do ano para o Remarketing do Google:  O Remarketing permite que sites exibam anúncios segmentados para usuários que já visitaram seu site anteriormente. Assim, há uma grande chance que seu cliente adquira na Black Friday o produto que ele já vinha pesquisando antes, mas estava apenas esperando um bom desconto na sua loja para comprá-lo.

Dicas simples podem ajudar você a vender mais na Black Friday

3- Dê bastante atenção aos seus perfis nas mídias sociais: Tendências recentes indicam que a mídia social está se tornando amplamente utilizada para as pesquisas de produtos e serviços. 78% dos usuários dizem que sua decisão de compra é influenciada pelas mídias sociais de uma marca. Portanto, mesmo que você esteja bastante ocupado na Black Friday, não ignore seus perfis sociais. Algumas estratégias de utilização das suas redes sociais para melhorar as vendas na Black Friday são:

  • Use hashtags: Reduza a confusão da publicidade nas redes sociais adicionando hashtags como # blackfriday2018 e # [sua empresa, produto ou serviço] às suas postagens. Isso tornará mais fácil para os usuários encontrarem informações sobre as promoções sazonais de sua empresa. Porém, lembre-se de que o Facebook e o Twitter não recomendam o uso de mais de 3 hashtags por postagem;
  • Poste regularmente, antes, durante e depois da Black Friday. O feed da sua empresa é uma ótima maneira de manter seus seguidores informados;
  • Considere compartilhar um código promocional especial apenas para seus seguidores. Experimente também fazer uma “live” por exemplo, falando sobre uma promoção-relâmpago.

Então, para não perder esta excelente oportunidade de vendas, não deixe de  preparar bem sua empresa para as próximas Black Friday do Brasil. E, lembre-se que o marketing digital tem papel fundamental no sucesso de suas estratégias para a data. Se precisar otimizar ainda mais suas estratégias de marketing para a Black Friday, converse com a Control F5. Nossa expertise pode fazer você aproveitar melhor esta oportunidade e vender muito mais.

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