Benchmarking: saiba a importância dessa estratégia

benchmarking

O benchmarking consiste em ter uma “referência” para transformar o modo comercial de sua empresa.

Em outras palavras, ele consiste em analisar métricas de desempenho de empresas externas e fazer um comparativo com o sua, para então traçar novas diretrizes para os mais diversos comportamentos empresariais.

Em suma, fazer o benchmarking periodicamente em sua empresa pode trazer uma série de benefícios, como por exemplo:

  • Diminuir erros operacionais;
  • Melhorar a abordagem com o público-alvo;
  • Melhorar a qualidade do produto/serviço oferecido;
  • Expandir o conhecimento interno dos processos produtivos;
  • Expandir conhecimento do mercado e das concorrências.

Foi pensando na importância da estratégia de Benchmarking que produzimos esse artigo. Aqui você vai saber mais sobre essa estratégia e formas flexíveis de aplicá-la. Gostou do tema? Então siga conosco e confira.

O que é benchmarking

Para aprofundarmos um pouco mais no assunto, vamos falar sobre o que é o benchmarking em sua raiz.

Em português esse termo é utilizado como “ponto de referência”, ele consiste em uma estratégia de análise de mercado, onde diversas métricas serão consideradas.

Se você tem uma empresa que é especializada na comercialização de peças para ônibus, por exemplo, certamente tem concorrentes e o seu cliente é o mesmo que o dele. Se o produto e o serviço são os mesmos, qual é o fator que faz o cliente preferir o concorrente?

Essa é a principal pergunta que o benchmarking tenta responder e para isso, ele utiliza a leitura de uma série de dados de desempenho para avaliação, interpretação e adaptação às necessidades do mercado. Isso é denominado como “inteligência de marcado”.

Quais são os tipos de leitura benchmarking mais utilizados

Entre as leituras que o benchmarking costuma realizar para dar as respostas que procuram, estão as seguintes:

  1. Leitura corporativa: se você tem uma empresa que fabrica pistola de pintura pulverizadora, por exemplo, a intenção dessa leitura é analisar o desempenho dos concorrentes, tal como a qualidade do produto, influência no mercado e táticas de propaganda e níveis de satisfação e reclamação de clientes.
  2. Leitura interna: Tendo conhecimento da leitura corporativa, é necessário voltar o olhar para a estrutura interna e verificar se as táticas de abordagem da empresa estão sendo realmente consistentes, tal como a estrutura é propícia para oferecer melhores resultados.
  3. Leitura funcional: é toda aquela que busca analisar o desempenho financeiro no mercado, onde será levantado os custos de investimento na matéria-prima e propaganda.
  4. Leitura de cooperação: Essa será uma ação mais ativa, aquela que busca abrir horizontes de mercado e qualificar o atendimento. Se a empresa é especializada em etiquetas personalizadas, a busca por uma parceria seria uma tática de cooperação para expansão no mercado seria uma das hipóteses dessa leitura.

A importância de aprender com erros e evoluir

Levando em consideração todos os processos mencionados acima, ressaltamos que o benchmarking vem para expor as falhas da empresa a fim de trazer conhecimento e evolução na participação do mercado.

Essa é uma das estratégias de marketing mais utilizadas, pois ela vai dar estabilidade para investimento e tomadas de decisão mais seguras.

Esperamos que esse artigo tenha sanado as principais dúvidas sobre a importância de se investir na estratégia de benchmarking.

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Esse conteúdo foi escrito pela equipe de redação do Soluções Industriais

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!