Automação de marketing: entenda o que é e como fazer

automação de marketing

O grande dinamismo do marketing digital faz com que as empresas precisem estar sempre se atualizando. A automação de marketing é uma das tendências que vem para revolucionar as ações empresariais na web.

Hoje em dia, o público procura por atendimento personalizado, portanto, as marcas têm que trabalhar para garantir que os clientes fiquem satisfeitos.

No entanto, quando a operação começa a ficar maior, é mais difícil manter o mesmo grau de personalização. A automação de marketing vem para auxiliar nesse processo.

Nesse texto, você vai descobrir o que é a automação, seus benefícios, principais recursos e dicas para aplicar na sua empresa.

O que é automação de marketing?

Em linhas gerais, automação de marketing é o uso de soluções tecnológicas para automatizar processos e ações de marketing.

O principal objetivo é aumentar o número de pessoas alcançadas pelas estratégias e o grau de personalização, otimizando etapas que antes precisavam ser realizadas manualmente.

Alguns exemplos de automação de marketing, são:

  • Disparo de e-mails;
  • Chatbots;
  • Interações nas redes sociais;
  • Posts

Essas e outras ações têm como objetivo principal nutrir leads na jornada de compra e garantir a fidelização de clientes com acompanhamento pós-compra.

Quais são os benefícios da automação de marketing?

Essa prática vem ganhando mais adeptos com o passar dos anos. De acordo com a pesquisa Marketing Tools Latam 2019, 68,9% das empresas latino-americanas entrevistadas usam algum tipo de automação.

Entenda o porquê dessa popularidade nos tópicos a seguir.

Produtividade da equipe

A automatização é interessante para empresas que estão experimentando um crescimento constante.

Quanto mais leads sua empresa tiver, mais ações você e sua equipe precisarão aplicar para conseguir realizar essas conversões.

Automatizar essas ações é uma forma de assegurar que não haverá falhas humanas no processo, além de deixar a equipe livre para realizar outras atividades.

Imagine se os funcionários de uma assessoria tributária precisassem acompanhar o passo a passo de todos os leads de forma manual.

Muito tempo seria perdido fazendo ações que não exigem nenhum nível de pessoalidade.

Maior retenção de clientes

Uma boa estratégia de automação proporciona mais conversões e consequentemente mais retenção de clientes.

Isso acontece porque um lead bem nutrido com conteúdos relevantes para a sua tomada de decisão tende a passar mais tempo no site da empresa e ponderar mais sobre comprar ou não o que você oferece.

A automação traz mais segurança para todas as ações necessárias no funil de vendas.

Oferecer atendimento personalizado e conteúdos instrutivos para clientes de uma clínica de aplicação de varizes são garantias de que os leads irão contratar o serviço com a segurança de que ele é realmente de qualidade.

Sendo assim, no futuro a clínica vai ser a primeira opção da maioria dos clientes para uma nova aplicação.

Escalabilidade

A escalabilidade de um negócio diz respeito à possibilidade de crescer em termos quantitativos sem precisar necessariamente aumentar os custos.

A princípio, a automação de marketing demanda investimento em tecnologia, contratações e qualificações.

No entanto, quando ela é plenamente implementada, não é mais necessário aumentar o investimento para manter a empresa crescendo.

Afinal, todos os processos são automatizados, então é mais fácil replicar resultados.

Por isso, grandes operações, como empresas de administração de condominios, têm muito a se beneficiar com a automação.

Ciclo de vendas mais rápido

Se os leads são nutridos com materiais de qualidade, quando eles chegam na última etapa do ciclo de vendas não há tantos assuntos a discutir.

O cliente em potencial já tem todas as informações importantes sobre o produto ou serviço que está sendo oferecido. Portanto, resta ao atendente incentivá-lo a fechar negócio.

Dessa forma, uma empresa de consultoria tributaria gasta muito menos tempo com propostas e argumentações, e se dedica ao que mais interessa: as contratações.

Aumento do ticket médio

Quanto mais informações o lead tem sobre o produto, mais ele sabe se é isso que ele precisa para resolver seu problema.

Por consequência, ele se sente mais confiante para investir mais no produto.

Sendo assim, a automação de marketing tem uma relação direta com o aumento do ticket médio das empresas.

Por isso, empreendimentos como empresa de descupinização precisam disponibilizar informações detalhadas sobre sua atividade.

Visto que um lead bem informado é um motivado a investir.

Resultados mensuráveis

Uma das maiores vantagens da automação de marketing é que a empresa tem acesso a dados cruciais para analisar os resultados da estratégia.

A quantidade de curtidas, cliques e ações realizadas no site são resultados mensuráveis. A partir deles, a equipe pode decidir se as ações empregadas estão surtindo o efeito desejado.

Recursos de automação de marketing

A ferramenta de automação de marketing é um software que reúne todas as informações do fluxo de vendas da empresa.

Por meio dela é possível determinar as regras da automação, integrar as equipes, catalogar os dados dos leads e analisar os resultados.

Saiba mais sobre essas e outras funções agora.

Fluxos de automação

São sequências de ações automatizadas que guiam o lead de um ponto a outro do funil de vendas.

A empresa pode criar vários fluxos de automação diferentes para cada etapa da venda, como fluxo de nutrição de lead, fluxo de ativação e fluxo de abandono de carrinho.

O fluxo de nutrição de lead diz respeito à jornada que leva o cliente em potencial a consumir os conteúdos ricos (e-books, planilhas, palestras).

Depois que o cliente fechar negócio, disparar e-mails dando as boas-vindas e o instruindo para os próximos passos faz parte do chamado fluxo de ativação.

Uma empresa de consultoria fiscal e tributária pode se beneficiar muito de um fluxo de ativação eficaz, visto que os clientes contratam esse tipo de serviço já a procura de conselho e auxílio.

Classificação de leads

A automação também possibilita classificar cada lead de acordo com a posição dele no funil de vendas.

Dependendo da posição de cada cliente em potencial, a ferramenta pode classificá-lo como “oportunidade”, “interessado”, “qualificado” ou “cliente”.

Essa possibilidade facilita a análise de cada caso e otimiza a tomada de decisão.

Se uma empresa investiu em anúncios oferecendo serviços de assessoria contábil, a classificação de leads pode auxiliar na hora de saber quais são os leads mais propensos a contratar uma assessoria contábil.

E-mail marketing

É por meio do e-mail marketing que empresas enviam ofertas para sua base de clientes. Todos esses envios são automatizados.

As ferramentas de automação de marketing oferecem funções voltadas para o e-mail marketing, como editor, templates, opções de segmentação e relatórios dos envios.

A segmentação é um aspecto fundamental do e-mail marketing. Captar informações dos leads e usá-las para determinar o fluxo de e-mails pode ser um grande diferencial para a empresa.

É possível definir essa segmentação a partir de critérios como idade, localização, posição no funil, entre outros.

Geração de leads

É preciso definir quais serão as estratégias para captar leads. A mais comum é a criação de landing pages, páginas voltadas exclusivamente para as conversões.

Para atrair a atenção das pessoas, o mais importante é ter noção do que elas estão procurando.

Uma empresa voltada para autos de vistoria do Corpo de Bombeiros precisa acompanhar as pesquisas relativas à renovação AVCB. Assim é possível ter noção das principais dúvidas das pessoas.

Dicas de automação

Agora que você sabe as principais informações sobre a automação de marketing, continue lendo para conhecer algumas dicas importantes para aplicar essa ferramenta.

Defina seus objetivos

Por que você quer empregar a automação de marketing na sua empresa? É preciso analisar bem as necessidades antes de tomar qualquer decisão precipitada.

Seus colaboradores precisam saber com clareza quais são as vantagens da automação e como ela funciona. Dessa forma, eles ficarão mais motivados para trabalhar.

Tenha processos mapeados

Contratar uma ferramenta de automação sem mapear todos os processos da empresa não é o mais indicado.

Afinal, a ferramenta depende diretamente das estratégias previamente discutidas com a equipe.

Personalize o atendimento

Atendimento personalizado é mais garantia de que a venda será concretizada. Não deixe de colocar o nome do cliente nos e-mails e outros materiais para mostrar que você realmente o conhece e valoriza.

Isso também ajuda os vendedores. Se eles já conhecem previamente o cliente, as chances de fechar negócio aumentam.

Automatizar é evoluir

Como você pode ver, a automatização de marketing é uma realidade essencial para que empresas evoluam no mercado.

As vantagens dessa ferramenta são variadas e asseguram um aumento expressivo de vendas.

Diante de tudo isso, só resta a você estudar quais são as necessidades do seu empreendimento e qual ferramenta é a mais adequada para os seus objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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