Assunto do e-mail marketing: dicas básicas

Aprenda como criar uma boa linha de assunto do e-mail marketing

Você está fazendo o melhor na sua estratégia para conseguir e-mails de leads, certo? Agora chegou a hora de, finalmente, mandar suas mensagens para seus clientes potenciais. Mas… Em meio à tantas outras empresas que fazem a mesma coisa, como aumentar o número de e-mail lidos? Saiba que um dos pontos cruciais na tarefa de cativar o leitor é ter uma ótima linha de assunto do e-mail marketing.

A linha de assunto é a única coisa que estará visível ao leitor quando ele acessar sua caixa de e-mails, além do remetente. Ou seja, se você não chamar a atenção nessa hora, todos os seus esforços em captar os endereços de e-mail estarão perdidos. Então, neste post traremos boas dicas básicas para que você seja bem sucedido.

5 áreas de abordagem: utilize os argumentos certos

Em artigo publicado no site da Hubspot, John Machado cita 5 áreas de abordagem capazes de gerar interesse e fisgar o leitor, através do assunto do e-mail marketingDe acordo com John, as pessoas reagem com uma frequência maior diante destes tipos de argumentos. Ao utilizar uma destas áreas, sua chance de despertar a curiosidade e atingir seu objetivo de abertura da sua mensagem pode crescer bastante. As 5 áreas de abordagem são:

1- Provas sociais:

    • “A [conexão compartilhada] mandou procurá-lo” :Apresentações são muito importantes. O fato de seu contato ter sido uma indicação, no caso, de uma conexão em comum de outra pessoa com a sua empresa, aproxima a mensagem do seu cliente.
    • “Apresentação rápida: [seu nome] <> [nome do cliente]” Vinculando os nomes mostra que você é uma pessoa real tentando realizar uma conexão genuína.
    • “[Empresa do cliente] + [sua empresa]” Para as mensagens de B2B. Remete a ideia de parceria potencial entre as duas empresas.

2- Perguntas sem respostas:

    • “Olá, [nome do cliente]: [pergunta]” Faça uma pergunta que reflita um problema real do cliente. Ele vai esperar que você tenha uma boa resposta.
    • “Pergunta sobre [objetivo para o cliente]” Semelhante ao exemplo acima, você está falando diretamente sobre algo que importa ao cliente potencial.

Demonstre interesse real em seu leitor: ofereça aquilo que ele precisa

3- Padrões interrompidos

    • [tudo em letras minúsculas] : Algumas pessoas, na tentativa de se destacarem, colocam o assunto do e-mail todo em letras maiúsculas. Esta prática é péssima, pois na linguagem das conversas virtuais, escrever um texto todo em letras maiúsculas significa que você está gritando! Então, que tal destacar-se usando apenas letras minúsculas?  Você quebra o padrão usual e acaba tendo maior chance de cativar a atenção.
    • “Está triste? Gosta de cachorrinhos?” A ideia aqui e criar uma linha de assunto criativa, e aleatória mesmo. Acredite, pode dar bastante resultado.

4- Interesse no leitor

    • “[Benefício] para [empresa do cliente]”: Mostre que você sabe que pode melhorar a vida do seu cliente.
    • “Ideia para [o que a empresa do cliente faz]”: Conselho grátis tem um grande apelo. Diga algo relevante e bem direcionado.
    • “Precisa de ajuda” Ofereça auxílio. A pessoa precisará ler mais para ver como você pode ajudá-la.

5- Pedidos de ajuda

  • “Você é a pessoa certa com quem eu devo falar?”: Algo assim, quando bem feito, pode reduzir a resistência e fazer sua mensagem ser aberta.

E agora, sente-se mais preparado para conseguir aproveitar bem seus contatos de e-mail? Então, além do assunto do e-mail marketing, confira aqui mais dicas para criar ótimas mensagens para seus clientes. E você? Tem um tipo de e-mail de empresas que você abre mais? Então, conte para a gente!

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