Aprenda como usar o Google Analytics

Google Analytics

Conheça a função dessa famosa ferramenta do Google

Para ter resultados com o Google Analytics é preciso dominar as métricas do site da sua empresa. Além de ser uma das melhores ferramentas para a mensuração de Retorno Sobre o Investimento (ROI), o Google Analytics é gratuito. A plataforma permite avaliar as campanhas de marketing vinculadas ao seu site.

O Google Analytics tem a vantagem de possuir uma interface bastante intuitiva. Ele traz relatórios detalhados que informam sobre o que precisa ser melhorado para o sucesso de uma estratégia digital. A ferramenta também permite ter uma visão sobre as campanhas e ajuda a compreender quais segmentos podem dar mais retorno. Vamos ver como usar o Google Analytics?

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta proprietária da Google que monitora e analisa todo o tipo de tráfego que um site recebe. Ele é gratuito, pode ser instalado em qualquer domínio e mostra informações detalhadas sobre o comportamento dos visitantes em uma página específica.

Para que serve essa ferramenta?

Com o Google Analytics, os donos de um site pode entender como os usuários que acessam sua página estão consumindo certos tipos de conteúdos. Isso pode ser feito através da compreensão de algumas métricas principais, como URLs mais visitadas, tempo de sessão, taxa de cliques e taxa de rejeição.

Ter o Google Analytics instalado no seu site significa que você vai poder criar páginas de conteúdos e campanhas de e-mails que convertem mais. É com a resposta dos resultados dos cliques dos acessos que você poderá visualizar, com mais precisão, o que está, de fato, funcionando ou não no seu site.

Por que usar no seu site?

O Google Analytics é uma das ferramentas de coleta e análise de dados sobre um domínio. É com ela que você pode descobrir por que seus conteúdos podem receber menos visitas que o esperado e por que os e-mails enviados em campanha têm uma baixa taxa de abertura.

Outros motivos para usar o Google Analytics são:

  • Conhecer o Padrão de Navegação dos Usuários. Você consegue saber quais são as páginas mais acessadas, o tempo médio em que os usuários gastam em qualquer página, as páginas com o maior número de vendas e qual URL faz com que eles deixem de acessar seu site. Sabendo essas informações, você pode melhorar a qualidade da oferta dos conteúdos sobre determinados assuntos, assim como fazer otimizações no layout e no domínio como um todo.

 

  • Descobrir Informações Cruciais dos Usuários. Você passa a conhecer informações detalhadas sobre cada usuário que entra no seu domínio. Entre esses dados estão a localização geográfica, por qual meio da internet chegaram até o seu site, qual idioma falam, o navegador de preferência, a resolução de tela que visualizam páginas e se preferem usar computadores pessoais ou dispositivos móveis.

Como configurar o seu funil de vendas no Google Analytics?

O Google Analytics tem uma ferramenta interessante para acompanhar a navegação dos usuários, descobrir a taxa de abandono e saber se eles estão enfrentando algum problema com a usabilidade. 

Trata-se do funil de vendas, que permite acompanhar o caminho que o público faz através das páginas. Quando é configurado corretamente e alinhado às metas do Analytics, através do funil, o Analytics mostrará relatórios importantes para identificar abandonos.

É possível rastrear cada parte do processo e saber em qual etapa o usuário resolve abandonar o site sem atingir sua meta, seja ela o preenchimento de um formulário, uma compra ou a solicitação de uma informação. Sabendo mensurar os resultados desse funil, será fácil para você saber como usar o Google Analytics em sua empresa e obter ótimos resultados

Sempre contabilize as suas conversões

A nossa última dica para você saber como usar o Google Analytics é essa: contabilize suas conversões. As conversões não são apenas o lucro obtido através de vendas, as metas da loja virtual também são tratadas como conversões. Dessa forma, é praticamente impossível se afirmar no mercado digital sem dar atenção para a contabilização das conversões. Esses dados são fundamentais para abandonar erros, aperfeiçoar acertos e, consequentemente, lucrar ainda mais.

Se você precisa de ajuda para aplicar o Google Analytics para sua empresa, converse com a Control F5 Marketing. Criamos estratégias de marketing com resultados reais para sua empresa vender mais.

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