Analisar seus concorrentes: saiba como fazer

Analisar seus concorrentes não é uma “trapaça”. É uma prática comum, na verdade indispensável, para alavancar e mesmo conseguir uma estabilidade no mercado. O objetivo de qualquer empresa é chegar até o cliente e criar um laço com ele. De nada adianta seu produto ou serviço conseguir atrair grande número de pessoas e não atingir um nível de satisfação que faça com que boa parte volte a consumi-lo. Uma hora esse ciclo vai se tornar insustentável. Por isso a importância de analisar seus concorrentes e sua relação com o público-alvo semelhante ao seu produto.

Nesse estudo, além de você poder se planejar para nivelar-se à média de qualidade do mercado, cria-se a possibilidade de surgirem novas ideias para se destacar entre os inúmeros concorrentes, que com certeza sua empresa tem ou terá.

Mas por onde começar? Há ferramentas para auxiliar a analisar seus concorrentes? Reunimos aqui conhecimentos que te ajudarão a pôr em prática esse processo indispensável.

Análise do mercado

Antes de analisar seus concorrentes, é interessante um estudo do mercado atual de seu produto ou serviço. Mapeie a abrangência da disponibilidade deles em sua região ou área de atuação; o nível de busca do que sua empresa oferece; Se o mercado estiver saturado não é o fim da linha, busque pontos onde seu produto possa se destacar, quais necessidades dos clientes não estão sendo atendidas e onde você suprir essa demanda e assim se firmar como ponto de referência.

Produtos semelhantes e substitutos

Primeiro mapeie a concorrência que trabalha exatamente com o mesmo produto que você. É importante saber que quase nunca você oferecerá um produto exclusivo, a velocidade do mercado hoje é de se espantar, então tenha em mente de que nunca estará sozinho. Depois, identifique empresas que produzem materiais ou serviços diferentes, mas que podem substituir o que você faz.

Veja através do consumidor

Dificilmente outra empresa vai entregar relatos sobre seus produtos, cabe a você analisar seus concorrentes. Antes da inclusão digital essa prática era mais difícil, você precisava procurar o consumidor pessoalmente, ou buscar em fontes como jornais e revistas, onde as informações poderiam ser críticas por meios especializados ou propagandas. Hoje, com a popularização das redes sociais ficou mais fácil consultar a opinião direta do consumidor e em larga escala, basta entrar em uma página comercial, sites das empresas, sites de reclamações, etc., e vasculhar em seus posts, você terá milhares de feedbacks em pouco tempo.

Pesquise valores e vantagens que sua concorrência oferece

Tenha sempre em mãos os preços que sua concorrência está trabalhando, como fazem descontos e promoções. Mas analisar seus concorrentes, vai além de pesquisar valores de produtos! Antes de sair baixando seus preços, é necessário ponderar o porte da empresa concorrente, o nível de demanda e até o relacionamento com fornecedores.

Ferramentas que facilitam como analisar seus concorrentes

Hoje em dia há ferramentas diversas oferecendo funções de pesquisas de mercado que ampliam e facilitam o estudo da concorrência. É possível receber e-mails com relatórios e estatísticas sempre que houver citações de seu concorrente na web, pesquisar sobre um produto ou palavra chave e encontrar o que está sendo falado sobre isso na rede, afunilar sua pesquisa especificando a região e idioma que você quer analisar, e muitas outras funções. Estas são as mais populares ferramentas de pesquisa para você usar para analisar seus concorrentes:

  • Google Alerts / Google Trends / Google Keyword Planner
  • SocialMention
  • SEMRush
  • InfiniGraph
  • Instapaper

Com isso em mãos fica muito mais fácil fazer planejamentos, traçar metas e definir o nível de qualidade de seu produto. É um trabalho a ser feito constantemente, assim você não fica para trás e tem muito mais chances de se destacar no mercado.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!