A TV do futuro: A TV tem mesmo algum futuro?

A TV do futuro

Como a popularidade dos vídeos da Internet afetarão a TV que conhecemos

Todo mundo sabe que o YouTube é um grande sucesso. E hoje, cada vez mais se fala que a Internet vai acabar com a TV. Mas, não é bem assim. A TV do futuro existe sim. Neal Mohan, Chief Product Officer do YouTube, disse em artigo de sua autoria que “no futuro, assistir à TV será uma experiência exclusiva para cada pessoa”.

E, o que ele quer dizer com isso? Primeiramente, vale ressaltar que a TV só tem crescido nas análises de números de execuções de vídeo no YouTube. De acordo com recentes dados do Google Global, as exibições do YouTube em aparelhos de TV cresceram 70%. Isso significa que a tela grande ainda é a paixão das pessoas na hora de consumir conteúdo audiovisual.

Os dispositivos móveis representam também 60% das exibições, mas ao contrário do que muitos previam, a TV continua firme e ainda mais forte, principalmente no chamado horário nobre e aos fins de semana.

Como a TV de massa pode ser personalizada?

Retomando: Como, então, assistir TV, um meio considerado eminentemente de comunicação de massa, vai tornar-se algo personalizado? Segundo Mohan, as pessoas continuam adorando assistir novelas, seriados, telejornais e esportes. O que causou a queda de audiência nas TVs aberta e a cabo é a forma que esses conteúdos são apresentados.

Na realidade, as pessoas querem controlar o acesso àquilo que querem assistir, organizando da maneira que mais gostam. Por que a novela não pode ser assistida junto com o vídeo de um YouTuber?

Na TV do futuro, a ideia central é combinar o melhor conteúdo, que pode tanto ser provindo dos formatos mais tradicionais da TV como da Internet.

E o que a TV do futuro representa para as marcas anunciantes?

Certamente você já deve estar pensando: o que as pessoas querem mesmo é pular os anúncios comerciais. Nada disso. A TV do futuro proporcionará ainda mais oportunidades para marcas e anunciantes. Inclusive, melhores do que as da TV tradicional.

A relação entre os consumidores e as marcas poderá tornar-se ainda mais próxima. O comercial será menos invasivo, massante e mais certeiro. Veja algumas vantagens para os anunciantes na TV do futuro:

1- Alcance mais focado:  ao combinar e fracionar o alcance publicitário da TV e dos vídeos da Internet, as marcas podem cobrir melhor sua audiência, de forma mais personalizada do que nunca.

2- Segmentação mais precisa: a TV do futuro vai conseguir segmentar as mensagens publicitárias cada vez melhor. Como o contexto da “massa” se dissolve, as marcas poderão realmente exibir anúncios relevantes para quem assiste a cada conteúdo. As propagandas não precisam mais ser disparadas para todos os membros da família, esperando que o cliente ideal passe pela sala naquela hora. Informações como login e senha já determinam quem estará focado assistindo àquele determinado conteúdo.

3- Medições de audiência mais confiáveis: A TV do futuro trabalhará com métricas de resultados bem mais fiéis. Variáveis vagas como “número de lares atingidos” perderão totalmente a relevância. A TV poderá ser medida como a Internet: será possível saber quem realmente viu o que e foi exposto a qual mensagem publicitária.

Então, se você tem uma marca, prepare-se: a TV do futuro é uma realidade onde mais e mais anunciantes poderão estar presentes. O monopólio dos anúncios de TV apenas para grandes marcas vai acabar. Seu produto poderá alcançar o público da tela grande como nunca. E, não perca o próximo episódio, ops…post, aqui no blog da Control F5.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!