A Internet está acabando com a TV?

A Internet está acabando com a TV? Sim, não ou talvez.

De tempos em tempos, surgem questões relacionadas às mídias já consolidadas no mercado e sua relação com as novidades. Assim foi quando surgiu a TV (no Brasil em 1951) — iria ela acabar com o rádio? E quando surgiu o CD, seria o fim do disco de vinil? E atualmente, o dilema é: A Internet está acabando com a TV? Utilizando os casos citados acima, já podemos perceber que não há exatamente uma resposta única, exata.

A TV acabou com o rádio? Não. O CD acabou com o vinil? Por um bom tempo sim, porém o vinil acabou atingindo um outro nicho de consumo, tornando-se um artigo luxuoso e cult. E, enquanto o CD reinava, o consumidor mal podia imaginar o estrago que as mídias digitais e plataformas como ITunes e Spotify fariam com ele anos depois. Podemos então fazer algumas reflexões sobre a relação entre TV e Internet e o que esperar sobre esse conflito em um futuro próximo.

Sim: A Internet está acabando com a TV

Existem algumas razões para que achemos que sim, a Internet está acabando com a tv:

  1. Mudança cultural: A maneira como vemos televisão está se modificando. “Binge Consumption” (trad. Consumo Compulsivo) é uma expressão que explica esta mudança — trata-se do hábito de, por exemplo, assistir pelo menos 2 ou 3 episódios de um programa de uma única vez sem ter de esperar que cada novo episódio seja transmitido pela tv no molde tradicional. Os serviços de streaming como Netflix foram os principais responsáveis por esta mudança cultural. Antes, deles a única alternativa do telespectador era gravar os programas em vídeo-cassetes ou hd’s. No entanto, esta mudança de hábito também é bastante promissora para o mercado de marketing digital. Estima-se que até o ano de 2022 o investimento em publicidade digital será quase o dobro do usado para a compra de mídia na TV tradicional.
  2. O público jovem não quer mais pagar por serviços de TV a cabo: Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas de TV a cabo nos dias de hoje é a geração mais jovem de espectadores que cresceu com a Internet e já a usa regularmente como fonte primária de notícias e entretenimento. O alto preço dos pacotes de TV a cabo, comparados a serviços de streaming e plataformas gratuitas como Youtube, estimula cada vez mais os telespectadores (não só os mais jovens) a consumir conteúdo online e cortar suas assinaturas de TV a cabo.
  3. Conteúdo customizado: Cada vez mais as pessoas buscam conteúdo exatamente de acordo com suas expectativas ou mais exclusivos. Os vídeos amadores do Youtube são um bom exemplo. Muitas vezes uma criança hoje interessa-se mais em ver vídeos de outras crianças abrindo brinquedos novos (prática conhecida como unboxing) do que ficar em frente a TV assistindo desenhos no Disney Channel.

Não: A Internet não está acabando com a TV

Sara Hofstetter, em seu artigo publicado no site Meio & Mensagem, tem uma visão mais otimista. Ela coloca que um processo semelhante ao ocorrido nos anos 50, onde a família se reunia para assistir TV na sala, está ocorrendo atualmente. Segundo Sara, as famílias estão de volta ao sofá, porém contando com bom conteúdo e a integração total entre o digital e a TV: “Os ganhadores do Emmy demonstraram que conteúdo premium ótimo está vindo de diversas fontes. Não importa se na TV aberta (This is us), no cabo (The Americans) ou no OTT (Marcelous Mrs. Maisel), o sarrafo subiu em qualidade da programação e as audiências irão onde possam assistir ao conteúdo. Junto com ótimo conteúdo, a tecnologia está, finalmente, alcançando o consumidor, permitindo que possa assistir ao conteúdo onde queira, quando queira, e nas melhores e maiores telas disponíveis — normalmente são televisores (TVs conectadas e smart TVs)”.

Talvez: Coexistência é a palavra

Quanto a uma certa resistência à mudança que muitos profissionais envolvidos com a produção e distribuição de produtos de TV ainda demonstram, Sara diz que “precisamos parar de pensar em termos de TV contra o digital e abraçar essa nova realidade: a convergência entre o digital e a TV é inevitável. Consumidores estão prontos”.

Então, a Internet está acabando com a TV? Depende do ponto de vista. Na realidade, a Internet só veio para mudar o conceito de assistir TV e a forma com que seus produtos são oferecidos. Cabe também à publicidade tradicional, como os caríssimos 30 segundos ofertados nos programas de horário nobre da TV aberta, repensar sua forma e abordagem. Com a convergência entre Internet e TV, as duas linguagens devem coexistir e acrescentar muito mais à vida dos telespectadores, que só querem um sofá e diversão. E você, tem saudade da TV tradicional? Então relembre algumas campanhas publicitárias de TV que marcaram a história aqui no Blog da Control F5.

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