752 Vulcabras: campanhas que fizeram história

752 Vulcabras

Campanhas publicitárias que fizeram história: 752 Vulcabras (parte 5)

A filosofia por trás de muitas propagandas é baseada na velha observação de que todo homem é, na realidade, dois homens: o homem que ele é e o homem que ele quer ser”, disse William Feather, editor e autor americano. De fato, a propaganda estimula a satisfação de nossos desejos e anseios de aparência, estilo de vida pessoal e profissional.

Hoje, nosso post também trata desta questão. Ao longo da história, personalidades políticas foram convidadas a fazer campanhas publicitárias de produtos. É o caso dos comerciais de TV do sapato 752 da antiga Vulcabras. E, acredite: as campanhas eram muito bem sucedidas. Nos tempos atuais, de tanta polarização e discussão política, vale a pena lembrar e nos divertir com as inteligentes e pacíficas campanhas da marca.

Assim, seguimos com nossa série de posts “Campanhas publicitárias que fizeram história”. Falamos sobre algumas campanhas históricas no pré-advento da Internet em massa no Brasil. Nosso objetivo é inspirar e, principalmente, defender nossa causa mais importante: que a propaganda na era digital jamais perca seu foco, mantendo suas funções originais de encantar e fugir do óbvio. Sem esquecer também de trazer conteúdo de qualidade e falar, de fato, com as pessoas e não com máquinas.

Quem eram o pé direito e o esquerdo do 752 Vulcabras?

Na década de 80, o grupo Grendene comprou a fábrica de sapatos Vulcabras. A empresa então, a contratou a agência W/Brasil, do grande Washington Olivetto. A marca tinha como objetivo retornar à mídia devido a um problema daquela época: Muitas pessoas estavam abrindo mão de usar sapatos sociais no trabalho, trocando-os por pares de tênis.

A ideia da W/Brasil, então, foi chamar algumas personalidades famosas para fazerem alusões de suas vidas ao uso do sapato. O primeiro filme da série foi protagonizado pelo autor Nuno Leal Maia, fazendo papel de um bicheiro que interpretou em uma novela da época. O segundo filme foi protagonizado pelo lendário presidente do Corinthians Vicente Matheus. Ele era famoso por suas célebres frases e no comercial da Vulcabrás, disse que o 752 era bom para corintiano, rubro-negro, alviverde e até tricolor.

Porém, o auge da campanha veio com uma polêmica personalidade: Paulo Maluf. Candidato à presidência da República no ano de 1989, Maluf tinha convidado Washington Olivetto para fazer sua campanha eleitoral. Olivetto negou e, de fato, nunca fez nenhuma campanha política durante sua carreira. Porém, o então chairman da W/Brasil resolveu chamar Maluf para protagonizar um filme da Vulcabras. A ação gerou um enorme recall, sendo comentada nos grandes jornais e, inclusive, virando assunto em uma épica entrevista de Maluf para Jô Soares. Confira o comercial:

 

Maluf era considerado na época um político de direita. Olivetto declarou então que Maluf representava o “pé-direito”da Vulcabras. Assim, teve a ideia de trazer alguém representando a esquerda. Então, Leonel Brizola foi também convidado pela agência. Ele seria o “pé esquerdo” do 752. O texto de Brizola no filme era curioso. Realmente, sua fala parecia um discurso pessoal de cunho político. Veja só:

Entretanto, as campanhas do 752 não ficaram apenas no universo político. Outro filme marcante da Vulcabras traz a inesquecível apresentadora Hebe Camargo. Repetindo a abordagem inteligente e bem humorada dos outros comerciais, Hebe justifica de maneira primorosa sua participação em um comercial de produto masculino. Assista:

 

Em meio a tantas métricas, padronizações e mudanças, o principal desafio das agências de marketing digital é exatamente esse: trazer a essência da criatividade, da grande sacada aliando-as com novas tecnologias.Gostou da história da Vulcabrás? Então  continue seguindo os passos do Blog da Control F5 e conheça outras campanhas publicitárias que fizeram história e encantam os consumidores até hoje.  

 

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