6 estratégias indispensáveis de marketing digital para pequenos negócios

marketing digital

O marketing digital é um conjunto de ações que as empresas colocam em prática para atrair novos clientes e oportunidades de negócios.

Além disso, conseguem criar relacionamentos e desenvolver uma identidade para a marca, pela qual ela será identificada e reconhecida por seu público.

Esse tipo de marketing faz uso de diversas estratégias, que precisam ser colocadas em prática do jeito certo, para que as empresas atinjam os resultados esperados.

De qualquer forma, apesar do conceito desse marketing pela internet ser bem amplo, ele é bastante subjetivo. Então, é importante entendê-lo, afinal esta é a principal maneira de chegar até os clientes.

Isso porque a internet se tornou parte indissociável do dia a dia das pessoas, que passam cada vez mais tempo conectadas por seus celulares, e usam a web para encontrar tudo o que precisam.

Portanto, a sua marca precisa estar conectada, além de utilizar as melhores ações em marketing digital.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é marketing digital, sua importância e abordar as 6 principais estratégias para pequenos negócios que estão começando a se conectar agora.

O que é marketing digital?

Fazer marketing digital é divulgar e promover produtos, serviços e marcas por meio dos canais digitais, ou seja, pela internet.

Atualmente, é a principal maneira que as empresas têm para estar em contato com seu público diretamente e de maneira personalizada.

Pelo fato de as pessoas estarem cada vez mais conectadas, por conta do acesso via celular, tablet etc., o marketing digital se tornou a principal forma de fazer e conceituar marketing.

Além disso, o termo define todos os esforços on-line de marketing que uma empresa, seja de sucata eletrônica ou qualquer outra, reúne na internet.

Isso é feito por meio de canais como:

  • Blogs;
  • Sites;
  • Motores de busca;
  • Mídias Sociais;
  • E-mail.

Muitos outros meios também podem ser usados, mas de maneira geral, esses são os principais canais, e são usados para oferecer solução ao público-alvo e atrair clientes.

Outra característica muito importante desse tipo de marketing é que ele pode ser usado por absolutamente qualquer tipo de negócio, incluindo as pequenas empresas, universidades, ONGs e até igrejas.

É uma maneira muito mais democrática de fazer marketing, pois qualquer organização tem chances de fazer boas campanhas, desde uma pequena clínica popular até uma multinacional.

Cada negócio faz a campanha que puder, usando os recursos que estiverem disponíveis no momento, colhendo bons resultados e novas oportunidades.

Vantagens do marketing digital

Se dermos uma olhada na maneira como as empresas se comunicam hoje com os consumidores, bem como na mudança de comportamento deles, podemos ver que a internet é a principal responsável por isso.

As mudanças trouxeram vantagens para ambos os lados, tanto para quem vende quanto para quem compra. Dentre os principais benefícios do marketing digital estão:

Maior interatividade

Os meios digitais permitem maior interação entre marca e público, do que os meios off-line. Isso porque o foco não é mais a marca e o que ela vende, mas sim, a experiência do consumidor e sua jornada de compra.

Enquanto um pequeno negócio faz suas campanhas, os usuários podem interagir e opinar, além de compartilharem com outras pessoas, o que acaba por aumentar o engajamento com a empresa.

Portanto, um dos focos do marketing digital é fazer com que uma marca desenvolva cada vez mais habilidades melhoradas para falar com o público.

Análise e mensuração

Na era off-line, quando ainda não existiam as estratégias pela internet, era muito difícil para as empresas mensurarem os resultados de suas campanhas.

Dessa forma, muito dinheiro era gasto com ações e campanhas que não agradavam o público ou que não traziam os retornos esperados.

Com o marketing digital, por sua vez, uma produtora de vídeo institucional consegue mensurar e analisar seus resultados mais facilmente, proporcionando uma melhoria contínua para suas ações.

Tanto o ROI (retorno sobre investimentos) quanto o CAT (custo de aquisição de clientes), podem e devem ser analisados em tempo real.

Isso permite identificar falhas rapidamente e melhorar as ações, com foco no público-alvo da empresa.

Mais oportunidades para as empresas

A internet diminuiu muito a distância entre o público e a marca. Isso permite que os pequenos negócios façam boas campanhas e atraiam consumidores de qualquer lugar do mundo.

Assim como as empresas ganham, os consumidores também. Isso porque eles têm a oportunidade de conhecerem mais marcas com as quais se identificam.

As empresas, então, conseguem construir um bom relacionamento com os clientes, aumentando suas oportunidades de vendas por meio de diferentes canais.

Direcionamento

Além da oportunidade de falar com muitas pessoas ao mesmo tempo, uma fabricante de corrimão de aluminio, por exemplo, consegue colocar em prática campanhas que atraiam o público certo, ou seja, pessoas realmente interessadas naquilo que ela vende.

Isso é bastante benéfico, porque um pequeno negócio consegue economizar dinheiro com essa segmentação de público, conhecê-lo melhor e se especializa em maneiras de conquistá-lo.

Tudo isso é alcançado por meio de boas estratégias que fazem parte do marketing digital e que precisam ser colocadas em prática pelos pequenos negócios.

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