5 dicas para alinhar seu departamento de marketing com o de vendas

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Os times de marketing e de vendas da sua empresa trabalham em conjunto? Se eles ainda não fazem isso, é importante começar o quanto antes para potencializar resultados.

Mesmo que essas duas áreas sejam diferentes entre si, há umas série de fatores que possuem sinergia entre os dois departamentos.

Em geral, eles se complementam, e devem ser aproximados para que as estratégias de atuação no mercado possam ser potencializadas.

Afinal, as companhias especializadas em injeção de plastico, assim como outras de diversos segmentos que querem vender mais, devem perceber as mudanças nos hábitos de consumo, em compras B2B (Business-to-Business) e B2C (Business-to-Consumer).

Para isso, é fundamental fazer pesquisas que possibilitem entender melhor as preferências do público-alvo da empresa, ajudando na elaboração de um plano de marketing e vendas muito mais assertivo, seja para negócios físicos ou virtuais.

Nesse sentido, torna-se indispensável alinhar ambos os departamentos da empresa, principalmente porque a eficiência de algumas ações podem depender do trabalho em conjunto dessas duas frentes.

Se uma ação de marketing for bem estruturada, certamente o papel das vendas poderá ser mais simples e produtivo, o que pode depender de informações que os vendedores da empresa possuam sobre as características do público.

Por isso, é possível dizer que marketing e venda andam juntos. Para entender como conduzir o processo, este conteúdo traz 5 dicas importantes. Siga na leitura deste artigo para conhecê-las.

Qual é o papel da equipe de marketing?

Se uma empresa quer promover o lançamento de um exaustor industrial preço, ela precisará desenvolver uma campanha de publicidade eficiente, que conquiste a atenção do seu público.

Por isso, é possível dizer que a equipe de marketing será responsável pela divulgação do estabelecimento, tanto em termos de possibilitar vendas por meio de anúncios chamativos, como por fortalecer a marca com ações de propaganda voltadas para essa finalidade.

O tamanho de uma equipe de marketing pode ser determinado pelo objetivo da empresa, em quais frentes ela deseja atuar e de acordo com o porte do estabelecimento.

Qual é o papel da equipe de vendas?

O time de vendas de uma empresa deve estar sempre voltado para o aproveitamento de oportunidades.

Isso quer dizer que se um potencial comprador está interessado em adquirir um servo motor preço, cabe ao profissional conduzi-lo até o fechamento do pedido.

É indispensável que os vendedores de um estabelecimento estejam sempre motivados e prontos para oferecerem alternativas para os seus clientes.

Afinal, é preciso um grande empenho para que os visitantes de uma loja sejam impactados e decidam fazer uma compra caso eles estejam na dúvida entre adquirir ou não um determinado produto.

A quantidade ideal de vendedores para um comércio dependerá do tamanho da loja, assim como dos planos de expansão da empresa.

Vale lembrar que um elemento fundamental de qualquer companhia que precise ampliar o seu número de pedidos recebidos é manter os seus processos de venda padronizados.

Isso é importante para que os seus vendedores possam atuar de modo semelhante, mantendo o nível de excelência de atendimento, que pode se tornar um diferencial da companhia.

Por que alinhar marketing e vendas?

Fazer o anúncio de uma estufa bacteriológica pode ser fundamental, mas é preciso vendê-la para que o estabelecimento tenha resultados.

Isso mostra o quanto os processo de marketing estão relacionados com os de vendas, mostrando o quanto um pode depender do outro.

Afinal, os contatos adquiridos pelo time de marketing serão trabalhados pelos vendedores, possibilitando o surgimento de novos pedidos.

Ao criar esse relacionamento mais próximo entre os dois departamentos, a empresa pode colher benefícios como:

  • Anúncios direcionados para o público-alvo;
  • Equipes mais produtivas;
  • Conhecimento geral dos processos da empresa;
  • Aumento de vendas.

Quando a equipe de marketing está alinhada com a de vendas, certamente a criação de um anúncio de transmissor de pressão diferencial será muito mais objetivo e assertivo.

Afinal, os subsídios sobre o perfil dos clientes que são coletados em um atendimento de vendas podem ser utilizados para personalizar as campanhas de publicidade da empresa.

Esse alinhamento também promove a produtividade, de modo que as tarefas que precisam ser feitas são concluídas mais rapidamente, para que possibilitem as ações de ambos os departamentos.

Isso porque todos os colaboradores envolvidos conhecem melhor os processos da empresa, o que ajuda a ganhar uma visão geral de todo o funcionamento do negócio.

Por fim, vale ressaltar que a consequência de um trabalho em equipe do setor de marketing e de vendas certamente será o aumento de vendas, que sempre é o objetivo de qualquer estabelecimento.

5 dicas para alinhar o departamento de marketing com o de vendas

Quando um cliente está procurando onde comprar detector de metais, a preferência dele se dá por vários motivos.

Entre uma publicidade bem-feita, e técnicas de vendas bem aplicadas, em geral a escolha será por aquela empresa que mostrar mais benefícios.

Nesse sentido, é indispensável que as suas equipes de marketing e vendas estejam alinhadas para que se possa atingir os resultados desejados.

Algumas dicas podem ajudar nesse processo, conforme veremos a seguir.

01. Estabelecer metas iguais

Uma boa maneira de começar é estabelecendo metas iguais para ambos os departamentos.

Se uma empresa precisa conseguir um aumento do número de leads para o seu negócio, a função do marketing será trabalhar em conjunto com o de vendas para que essa meta seja atingida.

Da mesma forma, caso o objetivo seja a expansão da marca de uniforme com faixa refletiva, os dois setores podem investir em ações que possibilitem conseguir revendedores, que possam colaborar para a distribuição dos produtos em outras cidades.

02. Fazer reuniões periódicas conjuntas

Alinhar as equipes de marketing e vendas demandará ações em conjunto, em especial reuniões e dinâmicas que ajudem as equipes a adquirir maior entrosamento, assim como ampliar os conhecimentos sobre como cada uma atua em seu setor.

Nesse sentido, é essencial que elas invistam em encontros periódicos para que possam trocar feedbacks e otimizar estratégias, que podem ser aplicadas em diferentes momentos do planejamento de ações.

Em situações como essa, é possível que ambas as equipes conheçam mais sobre a persona da marca, as etapas do funil de vendas, quando transferir um lead para os vendedores, passar informações, etc.

Com isso, a produtividade e o desempenho da empresa são grandemente otimizados, ajudando a melhorar ainda mais os resultados do negócio.

03. Disponibilizar ferramentas de automação

As ferramentas de automação se tornam elementos fundamentais para diversos tipos de empresas, e são utilizadas em grande parte por equipes de marketing e vendas.

Um exemplo desse tipo de sistema é o CRM (Customer Relationship Management) ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.

Ele permite que o trabalho feito seja acompanhado de modo detalhado, tanto pelas ações aplicadas quanto pelas métricas obtidas.

Ao permitir o acesso da equipe de vendas a esse tipo de conteúdo, os setores conseguem trabalhar de modo mais minucioso, verificando de perto os avanços e os processos que precisam ser melhorados para uma atuação mais eficiente.

Isso pode ser fundamental para uma campanha de publicidade de caçamba roll on roll off, conseguindo potencializar o número de vendas ou de locações do item, ao utilizar os elementos conhecidos pelos vendedores e pela equipe de marketing.

Afinal, cada característica aplicada em um anúncio pode ser decisiva para a tomada de decisão por parte do cliente, de modo que os vendedores estarão familiarizados com o que foi oferecido ao consumidor, podendo trabalhar a negociação de modo mais assertivo.

04. Unificar dados

Um aspecto bastante interessante para ambas as equipes é o acesso a dados de marketing e de vendas, que disponibilizam a montagem de um cenário baseado em experiências.

Uma ação de marketing que foi planejada e trouxe poucas vendas deverá ser revista. Em outros casos, quando ela ampliou o número de pedidos, ela precisa ser reconhecida para ser replicada.

Esse conhecimento sobre as potencialidades de um anúncio será obtido pelos dados de cada negociação, que costuma ser administrada pela equipe de vendas.

Ao alinhar as duas equipes, é possível unificar esses dados, o que permite uma visão geral do cenário e a aplicação de estratégias cada vez mais eficazes.

05. Facilitar a comunicação

Os canais de comunicação podem facilitar a interação entre as equipes. Isso quer dizer que se eles ainda não trabalham com o envio de e-mail ou com comunicadores instantâneos isso deve ser estimulado.

Além de permitir a troca de informações importantes de maneira mais rápida, também é possível enviar arquivos que devem ser vistos por todos, ajudando na atualização sobre diversos temas.

Dessa forma, o alinhamento dos departamentos pode ser muito mais efetivo e proporcionar a unificação das estratégias sem dificuldades.

Com as dicas abordadas neste conteúdo, a empresa certamente colherá diversos benefícios, alcançando resultados positivos para o negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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