Unique Selling Proposition: torne seu produto único

O conceito de Unique Selling Proposition pode fazer seu produto perfeito para seu público

Unique Selling Proposition (USP- Proposta Única de Venda) é uma maneira de descrever como sua empresa, produto ou serviço é diferente da sua concorrência. Definir o USP corretamente faz com que os consumidores percebam porque devem escolher a sua empresa em vez das outras do mercado. 

A Unique Selling Proposition é uma ferramenta eficaz que ajuda você a focar sua estratégia de marketing e a verificar se ela realmente diferencia sua empresa dos outros players.  Se você quer criar uma USP, precisa pensar em diversos aspectos daquilo que você oferece ao seu consumidor. Para isso, trazemos uma lista de 4 etapas para que elabore bem sua Unique Selling Proposition:

4 etapas para criar sua Unique Selling Proposition

Volte para o básico

A primeira etapa da redação de uma USP exige que você dê um passo para trás. Analise alguns dos conceitos básicos que você já criou como plano de negócios, análise de mercado e metas gerais da empresa. Inicialmente, você deve fazer perguntas bem básicas: o que seu sua empresa vende, para quem você está vendendo e por que está vendendo. Como exemplo, imagine uma empresa que vende uma empresa que vende caixas e suprimentos para mudanças. As perguntas poderiam ser formuladas e respondidas da seguinte forma: 

  • Quais produtos ou serviços a empresa vende? Caixas e suprimentos para mudanças.
  • Quem é seu público alvo? Moradores locais que estão se mudando e precisam de boas caixas e suprimentos para mudar com segurança.
  • O que sua empresa faz melhor? Oferecemos produtos de qualidade superior e um serviço rápido.
  • Qual é o o objetivo principal? Ajudar nossos clientes a obter suprimentos de qualidade de forma rápida e acessível.

Resolva um problema

O próximo passo é identificar claramente o problema de seu público-alvo e explicar como seu produto ou serviço resolve este problema. A empresa citada no exemplo, que vende caixas e suprimentos para mudança, identificou que o problema do seu cliente potencial é a dificuldade em conseguir contêineres bons e seguros para sua mudança.

A USP é o fruto da “razão de ser” do seu negócio

Identifique os diferenciadores

Essa etapa identifica qual é a solução para o problema do cliente. Por que a sua solução é diferente ou melhor do que a solução oferecida pela concorrência? O valor que você identifica aqui será uma das principais razões pelas quais seus clientes escolherão você. Os potenciais diferenciais de nossa empresa de caixas e suprimentos para mudança podem ser, por exemplo, a oferta de caixas mais resistentes, caixas seguras mais baratas, soluções completas de embalagem, entrega no mesmo dia ou atendimento diferenciado ao cliente.

Faça a proposta

Esta etapa combina os elementos mais importantes das etapas anteriores em uma frase concisa que mostra o valor que sua empresa tem a oferecer. Tenha em mente que o sua USP implica essencialmente uma proposta, ou promessa, que você está fazendo para seus clientes. A empresa do nosso exemplo, pode criar uma USP que diz “Caixas seguras em 24 horas”.

Porém, entenda que a Unique Selling Proposition não é estática. Você pode testá-la ou até mudá-la, conforme se transformam as necessidades do mercado e de seus clientes. Animado em criar sua USP? Então, aproveite o primeiro mês do ano para revisar e, caso necessário, criar também novas metas para a sua empresa. E fique sempre de olho no Blog da Control F5. Aqui, sua empresa encontra todas as informações para crescer e organizar suas estratégias de marketing.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!