Estratégias diferentes de marcas que vão te inspirar

Mais do que ter boas ideias, você precisa mudar conceitos

Pensando em começar uma nova empresa? Ou então querendo modificar aquilo que você já oferece ao mercado? Começo de ano é especialmente propício para pensar neste tipo de meta. E, como conseguir analisar o mercado, a concorrência e criar uma estratégia ainda mais inovadora? É por estas razões que neste post vamos falar sobre estratégias diferentes de marcas recentemente bem sucedidas.  Assim, você poderá organizar melhor suas ideias e conseguir colocar seus planos em prática.

De acordo com a colunista do jornal Meio & Mensagem, Valkíria Garré uma estratégia chave para se conseguir um equity com grande potencial é a configuração de uma proposta disruptiva para a marca. Ser disruptivo é especialmente mais importante e essencial num mundo onde a capacidade de diferenciação das marcas é cada vez menor e a comunicação está cada vez mais segmentada, configurando a necessidade de atender as necessidades de grupo de consumidores cada vez mais granulares”.

Estratégias diferentes de marcas atendem os clientes de maneira ultra personalizada

Diante de um cenário onde a diferenciação dos produtos e marcas está cada vez mais complicada, você precisa ter uma ideia boa, que também quebre alguns paradigmas mais tradicionais. Valkíria cita alguns exemplos de estratégias diferentes de marcas atuais:

Um deles é o serviço de entregas Rappi. O Rappi é um aplicativo que modificou o conceito de entregas. O iFood e o UberEats, por exemplo, trabalham apenas com entregas de comida. Já o Rappi quebra o padrão da entrega segmentada dos concorrentes. Através dele é possível pedir o que o cliente quiser. O papel do entregador é ir ao estabelecimento escolhido e fazer qualquer tipo de compra.

Estratégias diferentes de marcas que vão te inspirar - Rappi

O cliente não paga um valor maior pelo produto adquirido. Será cobrada apenas uma taxa de entrega, que costuma manter valores bastante competitivos. O Rappi também possui pessoal dentro dos supermercados para separar as compras do cliente e deixar tudo pronto para o entregador. A empresa também é inovadora no quesito de cadastro de pessoal. O candidato a entregador pode preencher uma ficha online que pode ser aprovada em 24 horas, facilitando o processo de contratação de colaboradores, geralmente bastante burocrático nos negócios mais tradicionais.

A tecnologia ajuda, mas a ótima ideia continua sendo a alma do negócio

Outra empresa recém chegada ao mercado que usa estratégias diferentes de marcas mais tradicionais é a Yellow. A empresa trabalha com o aluguel de bicicletas e patinetes, porém de uma maneira inovadora. O cliente instala o aplicativo que localiza os meios de transporte da Yellow pela cidade. A empresa possui uma área de atuação, mas permite a estabelecimentos comerciais, condomínios comerciais ou residenciais tornarem-se uma estação Yellow. Caso o local seja aprovado, a estação Yellow é montada, disponibilizando bikes e patinetes no lugar.

Ficou animado agora? Estes são exemplos de como uma ideia, além de ser boa, precisa romper limites e ir cada vez mais de encontro às novas necessidades dos consumidores. Para você se inspirar ainda mais em criar estratégias diferentes de marcas, aprenda também como analisar seus concorrentes. E, aproveite o clima de início do ano para ter boas ideias novas e… disruptivas.

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