Como fidelizar os clientes de Natal?

Veja 5 dicas fundamentais para conseguir fidelizar os clientes de fim de ano.

É Natal. Tempo de celebrar e… vender. Muitas empresas investem em grandes estoques, contratam pessoal, esperando o aumento natural da clientela nesta época do ano. Entretanto, há um grande problema: A maioria dos clientes adquiridos na época das festas, simplesmente desaparece durante o todo o resto do ano.  Muitos deles vem apenas à procura de presentes, atraídos por promoções e ofertas especiais. Converter esses compradores sazonais em clientes regulares é de fato um grande desafio. Afinal, o que fazer para fidelizar os clientes de Natal? Como alavancar o crescimento de sua marca a longo prazo? Confira então estas 5 dicas para conseguir aproveitar da melhor forma possível o fluxo extra dos clientes de Natal

1. Foque na coleta de dados e e-mails: O endereço de e-mail de um cliente é um presente de Natal para sua empresa. Aproveite a época para coletar as informações de contato de cada novo comprador. E, na hora de enviar mensagens é fundamental verificar se suas mensagens estão otimizadas para leitura em celular. De acordo com o site e-commerce Brasil, a porcentagem de e-mails aberta em celulares é de 55%.

Assim que coletar os e-mails, não demore. Envie rapidamente uma mensagem de introdução. Mensagens com links para posts úteis sobre o uso de seus produtos, a história da sua marca ou conteúdo de entretenimento podem ajudar a construir um relacionamento promissor. Dê sempre a esses clientes uma boa razão para permanecer em contato com você.

Bom atendimento é raridade no fim de ano

2. Ofereça sempre ótimo atendimento: Muitas vezes, o excesso de clientes nessa época faz com que o atendimento seja negligenciado. Mesmo aumentando seu pessoal, tanto os clientes novos quanto os antigos pode sentir-se bem menosprezados. E o que pode ser ainda pior: você pode perder um cliente fiel, acostumado ao bom atendimento, por um mal-entendido de final de ano. Seja em lojas físicas ou no e-commerce: sua equipe deve e precisa ser bem treinada. As festas de fim de ano são uma prova de fogo quando se trata de bom atendimento. Lembre-se que atendimento é uma força sutil e poderosa para fidelizar os clientes de fim de ano.

3.Não descuide das mídias sociais: Como você está muito ocupado com o movimento desta época, pode esquecer de cuidar de seus perfis nas redes sociais. Não faça isso. Avaliações, comentários e curtidas podem gerar um bom buzz em torno de sua marca e ajudar na sua estratégia de marketing como um todo. Inclusive, você pode solicitar avaliações online dos seus clientes. Isso faz com que o consumidor veja que você realmente se preocupa com a experiência dele, podendo também aprimorar seu atendimento.

Lembre-se de responder tanto as avaliações boas como as ruins e não esqueça dos comentários nas outras plataformas como Facebook, Twitter e Instagram. Se um erro levar a uma avaliação ou comentário negativo, dê atenção ao ocorrido e ofereça-se para que resolver a situação. Esta é uma estratégia excelente para fidelizar os clientes de fim de ano.

Bons clientes e o ano novo também importam

4.Cultive os clientes que você já tem: Seus compradores fiéis merecem tanta atenção quanto aqueles novos que você está querendo atrair. Afinal, seu concorrente também está super interessado em trazer o seu cliente para ele. Então, invista bastante em cupons ou recompensas para seu mailing list e conexões cativas. Aqueles que viram suas mensagens, curtiram suas redes sociais e prestigiaram sua marca durante o ano todo também merecem todo o seu foco.

5.No Reveillon, seu trabalho continua: Se você faz parte das pessoas que pensa que em janeiro, tudo pára, ou que só terá trocas é melhor rever seus conceitos.O começo do ano seguinte é uma oportunidade incrível de fidelizar os clientes do Natal. Pense que você fez novos contatos no dia do Papai Noel, mas que estes laços são ainda bastante frágeis. Que tal então começar bem o ano com uma campanha de ofertas e descontos de verdade?

Por exemplo: Envie e-mails segmentados oferecendo descontos em itens relacionados a outras compras do cliente. Entenda que fidelizar os clientes é também dar a eles uma sensação de conforto e confiança. Você sabe o que ele comprou, conhece o que ele gosta e entende que muitas vezes ele não levou mais por uma questão de preço ou excesso de outras compras. Através dos descontos e promoções de início de ano você dá a este cliente a oportunidade de ele adquirir aquilo que queria e não conseguiu.

E você, o que faz para fidelizar os clientes de Natal? Deixe seu comentário e conte pra gente. E, se sua empresa precisa de mais estratégias de marketing, leia como fazer marketing para pequenas empresas sem gastar. E, continue acompanhando o Blog da Control F5. Aqui sua empresa cresce de janeiro a janeiro.

 

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!