Avaliações falsas online: proteja sua empresa 

Avaliações falsas online: o problema global que afeta milhares de negócios

Antes de reservar um hotel ou ir a um restaurante, você costuma consultar sites de avaliações? Então é melhor você saber: as avaliações falsas online são uma realidade que afeta milhares de empresas no mundo e faz com que os sites de avaliações e resenhas estejam perdendo sua credibilidade.

A história do inglês Oobah Butler é um famoso exemplo épico do poder das avaliações falsas online. Em artigo no site da revista Vice ele confessa ter trabalhado como escritor de resenhas falsas para o TripAdvisor e relata com detalhes o dia que transformou o jardim de sua casa no restaurante mais bem avaliado do TripAdvisor de Londres.

Oobah Butler no quintalO Yelp americano tem um mecanismo de filtro que rejeita cerca de 25% das revisões enviadas, marcando-as como possíveis falsificações. Mesmo assim, estima-se que até 1 em cada 5 avaliações do site sejam falsas. O TripAdvisor também tentou implementar alertas contra avaliações falsas, o que as ajudou a identificar, apenas no ano de 2015, 60 fazendas de avaliações online falsas.

A inteligência artificial é capaz de criar avaliações falsas praticamente perfeitas

E as coisas tendem a piorar. De acordo com o site Tecmundo, pesquisadores da Universidade de Chicago treinaram uma rede neural de inteligência artificial, capaz de gerar avaliações falsas online praticamente perfeitas. Essas avaliações utilizam linguagem bastante semelhante à usada nas resenhas reais e são indetectáveis ​​pelos sites de análise de resenhas. As avaliações são feitas por Bots (robôs) e são consideradas “altamente confiáveis” pelos leitores, representando uma ameaça letal para os sites de avaliações.

A Amazon americana também está lutando contra o problema. Especialistas estimam que entre 9% e 40% das avaliações na Amazon.com são falsas. Quando Hillary Clinton publicou seu livro de memórias da eleição presidencial de 2016, dentro de 24 horas, havia mais de 1500 resenhas do livro no site. Apenas 338 eram de usuários com compras verificadas. Após 48 horas, apenas 581 comentários permaneceram. A Amazon excluiu as mais de 900 avaliações consideradas falsas. Após o incidente, a Amazon exige que seus usuários comprem 50 dólares em produtos antes de deixar seus comentários.

As avaliações online são extremamente importantes para a reputação, e o consequente lucro ou prejuízo de uma empresa. Negócios como restaurantes e hotéis são os mais afetados, pois dependem constantemente destes sites, que em geral são altamente vulneráveis. Um aumento de 1% nas avaliações positivas de um hotel, pode aumentar as reservas de quartos em até 2,68%, enquanto as avaliações negativas podem reduzi-las em 2,8%. Para restaurantes, o aumento de uma estrela na classificação do Yelp americano leva a um aumento de 5 a 9% nos lucros.

Você pode proteger sua empresa contra as avaliações falsas

Algumas medidas importantes podem ajudar sua empresa a combater o problema das avaliações falsas online:

  1. Utilize um sistema que vincule suas classificações e resenhas à transações reais: Quando classificações e avaliações estão vinculadas a uma compra, o potencial para revisões falsas diminui significativamente. Esse é um grande passo para evitar que Bots criem resenhas, bloqueando também os ataques de concorrentes.
  2. Assuma a propriedade dos seus dados de reputação: se você tiver a propriedade de seus dados de reputação e não confiá-los a terceiros, você pode protegê-los e controlar exatamente onde serão publicados. Isso significa que você poderá pressionar os sites de avaliações a melhorarem seus controles de combate aos comentários falsos.
  3. Ofereça seus produtos em sites diferentes (marketplaces): se você vender seus produtos em diversos sites diferentes (os chamados marketplaces), você pode aumentar sua base de clientes e contará com a vantagem de obter avaliações vindas de fontes mais diversas.

Então, antes de julgar uma empresa exclusivamente por suas avaliações online, tenha cautela. A própria empresa pode estar comprando avaliações ou, ainda pior, um concorrente pode estar produzindo avaliações negativas de outro a fim de prejudicar a reputação online da empresa. E, se você é um empreendedor, lembre-se de proteger seus dados de avaliações online como um bem precioso do seu negócio. Gostou da dica? Então continue acompanhando o Blog da Control F5, que sempre traz novidades sobre o mundo do marketing digital, todos os dias para você!

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